Palestra de abertura da 6ª Semana Socioambiental discute agricultura familiar

As políticas públicas envolvendo a agricultura familiar no Brasil foram tema da palestra de abertura da 6ª Semana Socioambiental da Unicap. O evento é promovido pelo Instituto Humanitas Unicap (IHU) em parceria com os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental.

Durante as boas-vindas, o Pró-reitor Comunitário e coordenador do IHU, Prof. Dr. Pe. Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, destacou a importância de refletir sobre o tema escolhido este ano intitulado Ecos da Amazônia: implicações nas realidades locais. Ele defendeu o conceito de Ecologia Integral do Papa Francisco e que embasa a encíclica Laudato Si.

“Para o Papa Francisco e para nós, o meio-ambiente tem uma dimensão social. Há uma estreita conexão entre a sociedade e a natureza, de modo que não existem duas crises separadas uma ambiental e outra política e social, mas sim uma única e complexa crise socioambiental”, comentou Padre Lúcio. Pouco antes, foi exibido um videoclipe de uma canção composta a partir da Laudato Si.

Na sequência, a palestra de abertura foi proferida pela professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Josane Lima Santiago. A mediação foi da professora do curso de Direito Cynthia Suassuna, que tem doutorado na área ambiental. A pesquisadora da UFAM falou sobre os avanços das políticas públicas da agricultura familiar nos últimos 14 anos no Brasil.

“Hoje, não só falar, mas apoiar, fortalecer grupos familiares é um desafio e ela se torna uma bandeira de luta na universidade buscando uma aproximação com as política públicas que existem, mas acessar as políticas públicas é um desafio”, disse a pesquisadora enfatizando que 2019 a 2028 é o decênio estabelecido pela ONU para agricultura familiar.

A palestra de abertura foi transmitida ao vivo pelo Facebook do IHU e da Universidade Católica de Pernambuco. Clique aqui para assisti-la na íntegra.