Palestra celebra Dia Mundial da Água e os desafios do reaproveitamento

Por Pedro Henrique – Especial para o Boletim Unicap

Fotos: Eber Pimenta

Em celebração ao Dia Mundial da Água, na noite desta quarta-feira (22), a Unicap promoveu uma palestra com o engenheiro Wilson Luiz Bombo Júnior, no auditório G1. Wilson é gerente operacional do programa Cidade Saneada, resultado de uma parceria público-privada entre a Odebrecht Ambiental, Compesa e Governo do Estado de Pernambuco que visa a realização de um plano sanitário para a Região Metropolitana do Recife e o município de Goiana.

O engenheiro discutiu a utilização da água de reuso proveniente do tratamento de esgoto, a importância do saneamento como fator minimizador de doenças e a conscientização do descarte incorreto de materiais recicláveis em canais, rios, lagos e nos oceanos.  De acordo com Wilson “o abastecimento de água, coleta de esgoto e tratamento de resíduos são considerados fatores essenciais de prevenção à saúde, além de serem uma questão de saúde pública e ecológica, uma vez que contamina rios e mananciais”, pontuou.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, a cada 100 litros de água coletados e tratados no país, em média, apenas 63 litros são consumidos pela população. O Instituto ainda estima que cerca de cerca de 40 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e que apenas 48,6% da população brasileira têm acesso à coleta de esgoto.

Wilson ressaltou a importância da utilização do esgoto tratado para a manutenção das redes do sistema de esgotamento sanitário. O programa Cidade Saneada utiliza a água de reuso em ações de desobstrução e limpeza de tubulações, que gera uma economia de quase 100 mil litros de água potável por dia, o equivalente ao consumo diário de quase 700 pessoas. As estações de tratamento de esgoto (ETE), Dancing Days, no Recife e ETE Arena, em São Lourenço da Mata, conseguem remover até 90% de resíduos orgânicos, promovendo uma significativa desinfecção do efluente.