Padre Scott Brodeur se reúne com alunos de Teologia

Os alunos do curso de Teologia da Unicap se reuniram, no fim da tarde desta terça-feira (23), no auditório G1, com o Prof. Dr. Pe. Scott Brodeur. O docente da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma falou sobre os critérios da afiliação da Unicap à instituição italiana. Desde 2014, o curso de Teologia da Católica é afiliado à Gregoriana. A conversa foi acompanhada pelos coordenadores Sérgio Sezino Douets (graduação) e Cláudio Vianney (mestrado).

De acordo com Brodeur, a duração dos cursos na Gregoriana varia de acordo com os ciclos de estudos teológicos: Bacharelado (3 anos); Licenciatura (3 anos) e Doutorado (3, 5 ou 7 anos). Uma das condições para ser aceito lá é ter pelo menos dois anos de estudos em Filosofia. “Se não comprovar esses dois anos em Filosofia, não recebe o título eclesiástico de Roma”, detalhou Brodeur.

Fotos: Carla Siqueira

Ele também falou sobre a exigência de uma língua moderna (inglês, francês, espanhol ou alemão), o italiano como primeira língua e as três antigas (latim, grego e hebraico) para receber o diploma canônico da Gregoriana. No caso dos mestrados, são necessárias duas línguas modernas; e para o doutorado, três.

Além da Unicap, a Gregoriana de Roma possui outros três institutos afiliados: o de Filosofia e Teologia de Zagreb (Croácia); Seminário Maior (Havana); e Saint Louis, nos Estados Unidos.

Scott Brodeur terá uma agenda na Unicap com várias atividades ao longo desta semana, entre elas duas conferências para os estudantes de Filosofia e Teologia. Na quarta-feira (24), no auditório G2, o tema será Priscila e Áquila, amados cooperadores do apóstolo Paulo. Os testemunhos distintos, porém, complementares do Corpus Paulino e dos Atos dos Apóstolos. Na quinta (25), no auditório G1, o tema será O Exame de Consciência na tradição Inaciana. As duas conferências começam às 16h.