Padre Miguel toma posse neste domingo como novo Provincial dos Jesuítas no Nordeste

O ex-Pró-reitor Comunitário da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Miguel Martins, toma posse neste domingo (13), em Salvador, como novo Provincial dos Jesuítas do Brasil Nordeste.  Ele vai suceder o atual Provincial, Padre Acrízio Sales.  A escolha de Padre Miguel para assumir o cargo foi feita pelo Superior Geral dos Jesuítas em Roma, o Padre Adolfo Nicolas.

Além da função de Provincial, ele acumulará a Presidência da Universidade Católica de Pernambuco, a única universidade jesuíta no Nordeste brasileiro. “É uma missão que recebo com alegria e expectativa. Sinto-me feliz pelo reconhecimento dos companheiros jesuítas, mas por outro lado vejo a grandeza da missão, que é um desafio… um chamado”, diz ele. Padre Miguel irá coordenar o trabalho de 230 jesuítas em  paróquias, centros sociais e colégios de  todo o Nordeste e no estado do Espírito Santo.

Nascido na cidade de Paulistana, divisa do Sertão do Piauí com Pernambuco, o Padre Miguel tem 15 irmãos. Ele entrou para a Companhia de Jesus em 1982 e doze anos mais tarde foi ordenado. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1985) e em Filosofia e Teologia pela Faculdade dos Jesuítas (Faj), em Belo Horizonte (1988). Entre 2000 e 2008,  fez parte da diretoria do Colégio Antônio Vieira e exerceu a função de Superior da Comunidade Jesuíta da instituição baiana.