Padre Miguel se despede da Pró-reitoria Comunitária

Depois de dois anos e meio à frente da Pró-reitoria Comunitária, o Padre Miguel Martins se despede para assumir um desafio tão grande quanto estimulante para ele: o comando da Província dos Jesuítas do Nordeste. Paralelamente à nova função, Padre Miguel acumulará a Presidência da Universidade Católica de Pernambuco. Nesses últimos dias, ele teve uma agenda apertada e repleta de compromissos, mas encontrou um tempinho para conceder uma entrevista especial ao Boletim Unicap. Na descontraída conversa, Padre Miguel destacou o desenvolvimento do Instituto Humanitas, a articulação entre as demais pró-reitorias (Acadêmica e Administrativa) e a expectativa diante do novo trabalho na Província.

Boletim UnicapQual o balanço que o senhor faz desses últimos dois anos e meio à frente da Procom?

Padre Miguel Martins – Foi uma experiência interessante. Esse tempo me ajudou a ter uma visão da Universidade bem de “dentro”. Houve a consolidação do projeto da Procom a partir da gestão do Padre Pedro. Uma das coisas que ficou marcada para mim foi o crescimento do intercâmbio estudantil. A criação da Assessoria de Relações Internacionais, sob a responsabilidade do professor Thales Castro, ajudou muito. Também conseguimos dar uma nova dimensão aos grupos culturais. A passagem de Padre Hugo Ara foi uma bela contribuição.

B.U – Como a Divisão de Ação Pastoral está inserida neste contexto?

P.M.M – Temos que encontrar um modelo de pastoral que atenda à demanda das necessidades dos estudantes de hoje. Essa reflexão de um novo modelo de pastoral está acontecendo em várias obras no Brasil. A Universidade vem fazendo um trabalho pastoral muito bonito, mas a gente precisa inovar. O Instituto Humanitas vai ajudar bastante nisso. O Humanitas não está ligado à Procom, mas está inserido nessa missão da Universidade de articular.

B.UExiste alguma coisa que não deu tempo fazer e o senhor está recomendando ao seu sucessor, o Padre Lúcio Flávio Cirne?

P.M.M – O PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional 2011-2016) é algo que precisamos concluir. Demos um passo significativo nesse sentido. Padre Lúcio vai continuar e concluir a formulação do PDI. Outra coisa que está em andamento é a concentração das pró-reitorias num prédio só (Prac, Prad e Procom irão funcionar no bloco R onde está localizada a Reitoria). Padre Pedro insistiu muito nisso, pra gente (Aline Grego, Pró-reitora Acadêmica, e Luciano Pinheiro, Pró-reitor Administrativo) trabalhar integrado.

Padre Miguel e Padre Lúcio

B.U – Quando haverá a mudança das pró-reitorias Acadêmica e Comunitária para o bloco R e no que isso vai contribuir para melhorar os processos?

P.M.M – Acredito que até o final deste ano. Com as pró-reitorias trabalhando mais próximas, fisicamente falando, haverá uma melhoria significativa para a logística da administração da Universidade. As reuniões irão diminuir, os despachos serão mais rápidos. A comunicação ficará melhor.

B.U – Qual a sua expectativa para o trabalho na Província e qual a relação que ela terá com a Unicap?

P.M.M A função do Provincial é coordenar o trabalho e as obras da missão dos Jesuítas aqui no Nordeste e parte do Norte (Amazônia está ligada à Província do Nordeste). Nós estamos vivendo um momento de repensar, reorganizar as províncias no Brasil. Em termos de Nordeste, temos que pensar a missão de maneira integrada, as obras de forma bastante articulada. Vamos procurar juntar os setores que trabalham com a educação, com o social e com a pastoral. Isso vai ajudar a pensar a Missão como um todo. Outra coisa que vamos enfatizar é a formação de nossos jovens. Graças a Deus temos tido muita vocação na região, diferentemente do Sul e Sudeste, onde os jovens estão um pouco mais distantes da Companhia. O Nordeste é a região que tem mais jovens querendo entrar na Companhia (de Jesus). Isso é uma benção! A gente precisa se preocupar com a formação desses jovens. Tem que ser fundamentada e bem profunda, como é típico nosso. Nós, jesuítas, prezamos muito por este tipo de educação. Vamos aproximar cada vez mais os seminaristas da Unicap, a nossa única instituição de ensino superior no Nordeste. Vocês podem observar que isso já começou. É cada vez mais comum termos os seminaristas estudando aqui. Vamos fazer o possível para ajudar na formação dos noviços e juniores, a exemplo do que já estamos fazendo para a formação dos seminaristas (encaminhados pela Arquidiocese de Olinda e Recife). Nesse sentido, a minha passagem por aqui me ajudou a enxergar a Universidade como lugar privilegiado e a perceber ainda mais a importância da Missão no Nordeste. A Universidade como plataforma de educação vai contribuir muito para a Missão.

B.U – O senhor vai acumular a presidência da Universidade Católica de Pernambuco. Na prática, o que isto significa?

P.M.M – A autoridade maior é o presidente, mas ele é representado aqui pelo Reitor. Quem faz a função da gestão é o Reitor. Do ponto de vista legal, oficial eu respondo pela Universidade, mas do ponto de vista operacional e administrativo é o Padre Pedro. Isso vai ser ótimo! Esta é a primeira vez que o Provincial sai da Universidade. Isso ajuda a Província a perceber que a Universidade pode ajudar a Missão.

B.U – Que marcas o senhor leva consigo dessa sua passagem pela Pró-reitoria Comunitária?

P.M.M – Eu levo a vivência de uma comunidade de pessoas que trabalham com muita alegria. Aqui, nesta Universidade, o que circula é afeto. As pessoas não estão aqui simplesmente para trabalhar pelo salário ou pela carreira. Eu percebo que existe um desejo de contribuir para que aqueles que passam por aqui, os nossos estudantes, possam receber um serviço de qualidade acadêmica buscando a excelência humana.