Padre João Vergamota falou sobre Ordinariados para os fiéis anglicanos em conferência na Católica

IMG_4039

IMG_4078Dando continuidade à programação das Conferências Luso-brasileiras: Diálogo Teológico-Jurídico, o Padre João Vergamota, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), falou sobre Ordinariados para os fiéis anglicanos, na tarde desta terça-feira, dia 23, no auditório do CTCH, primeiro andar do bloco B. À mesa, estavam, além do conferencista, os Padres Valdir dos Santos (Unicap) e João Seabra (UCP).

IMG_4098Em sua conferência, Padre João Vergamota enfatizou que “o Papa Bento XVI, em 2009, criou algumas estruturas na Igreja Católica para poder receber alguns grupos de fiéis anglicanos, que queriam viver em plena comunhão com a Igreja Católica, mas conservando elementos da sua vida anglicana, ou seja, sempre houve anglicanos que se tornaram católicos, como os outros. Hoje há um fenômeno provocado por várias circunstâncias que fizeram com que vários grupos inteiros, paróquias e dioceses que queriam viver em comunhão com a Igreja Católica, mas sem perder a marca anglicana que os tinha estruturado ao longo de toda a vida. Então, o Papa Bento XVI criou, por meio de uma constituição apostólica, os chamados Ordinariados para os receber. Existem, hoje, três, na Inglaterra, na Austrália e nos Estados Unidos, onde os anglicanos vêm, tornam-se católicos, mas têm na sua liturgia, têm sua forma de viver, mantêm nas suas tradições marcas anglicanas, inclusive editaram um missal anglicano católico, que eles usam. Então, eles mantêm esse DNA anglicano, mas são perfeitamente católicos, como nós! Na prática, nós queremos mesmo estar unidos na prática, na obediência ao Santo Padre, mas essa unidade não significa uma uniformidade, pode haver uma unidade que seja plural nas várias expressões da Fé, na forma de estar. Quando o fundamental está garantido, há muita forma de viver, há muitas formas de fazer as coisas. Portanto, esta forma de Ordinariados para fiéis anglicanos é uma forma muito concreta de realizar a unidade da Igreja.”

As Conferências Luso-brasileiras: Diálogo Teológico-Jurídico, que tem a realização da Unicap e da Universidade Católica Portuguesa, está sendo coordenado pelos Centros de Ciência Jurídica (CCJ) e Teologia e Ciências Humanas (CTCH), e acontece até quinta-feira (25).

Nesta quarta-feira (24), a programação terá início às 16h, no auditório G2, com a conferência “Motu Proprio: Mitis ludex Dominus lesus e sua aplicabilidade”, proferida pelos Padres João Seabra, Valdir dos Santos e Christiano de Souza. Os dois últimos são professores do curso de Teologia da Unicap. Após a conferência, haverá o ato de criação do Instituto de Direito Canônico.

No dia 25, será realizada às 9h30, no auditório G2, segunda edição da conferência “Efeitos civis das sentenças eclesiásticas em matéria matrimonial”. O evento é aberto ao público.