Boletim Unicap

“Operações Portuárias” é tema de palestra na Católica

Gestão Portuária

A Universidade Católica de Pernambuco foi palco de palestra sobre Operações Portuárias. O evento, que aconteceu na quinta-feira, dia 9, às 19h, no auditório G1, 1º andar do bloco G, foi realizado pelo curso de Gestão Portuária e teve como palestrantes Pedro Macedo, gerente de terminal da Windrose, empresa de navegação e logística, e Alexandre Falcão, gerente regional Norte/Nordeste da Polo Operadores Portuários S.A.

Gestão PortuáriaO objetivo do encontro é trazer executivos das empresas para falarem sobre “Operações Portuárias” e divulgar o curso, criando um canal para estágio e facilitar futuras contratações dos alunos e profissionais formados pela Católica. No início da palestra, que foi destinada aos alunos do curso de Gestão Portuária e ao público em geral, o coordenador do curso e organizador do evento, professor Sales Vidal, deu as boas-vindas aos palestrantes e ao público. Em seguida, passou a palavra para o palestrante Pedro Macedo.

Gestão PortuáriaMacedo apresentou uma visão do cenário da parte de logística portuária; operacional e inicial; perspectivas de futuro; negócios; cenário político atual, relacionado à logística portuária, e os caminhos que se tem pela frente para se evoluir.

Abordou a importância do surgimento de novas rotas para a navegação. “Com abertura do Canal do Panamá, um novo caminho vai ser feito para a América do Sul. Esse novo caminho passa na frente de Pecém, no Ceará, e passa na frente de Suape, aqui em Pernambuco. Como os portos estão em crescimento, em evolução ainda, é natural que nenhum dos dois portos, nesse momento, possa captar toda a operação, toda movimentação que vai ser necessária, então, eventualmente, isso vai ser dividido entre os dois portos. É isso que eu acredito, é isso que eu vejo, que acompanho. Suape tem uma característica muito boa, uma posição privilegiada sempre e o desenvolvimento no estado é grande, então há uma possibilidade grande de que a gente possa carrear mais operações e ter um volume muito maior. Isso seria benéfico para a indústria local, para o trabalho local, para as possibilidades de geração de emprego também e o crescimento do estado.”

Finalizou, falando da importância desse evento. “Esse tipo de contato é muito importante, não só dos professores que são profissionais do mercado, esse tipo de evento é importante para colocar o aluno em contato com esse mundo real, com as situações práticas, porque ele vai adquirindo um conhecimento, em sala de aula, muito grande, mas ele vai tendo vivência, também, ficando melhor preparado. Como são cursos de dois anos de duração, são extremamente dirigidos, focando muito a teoria dirigida. Então se você tem uma prática ligada a isso, você consegue melhorar esse desenvolvimento e colocar profissionais no mercado já bem preparados, o que é importante.”

Gestão PortuáriaAlexandre Falcão, gerente regional Norte/Nordeste da Polo Operadores Portuários S.A., abordou as operações que a empresa, onde trabalha, realiza em Suape. “Operamos diversas cargas em portos de Norte a Sul do país, estamos inseridos de forma sólida no cenário portuário nacional, sempre com a premissa de satisfazer aos anseios de nossos clientes, operando suas cargas segundo as mais rígidas normas de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente.

Após apresentar sua empresa, Alexandre Falcão falou sobre a temática, ou seja, as atribuições de uma operação portuária, como movimentação e armazenagem de mercadorias e o transporte interno. Dentro desse mercado, o palestrante disse que o normal é começar o trabalha com antecipação de 80% do custo da operação, pois dificulta ou ameniza o risco do calote por parte do cliente.

Foram abordadas as atribuições do operador portuário, suas responsabilidades como evitar danos na embarcação em decorrência da operação; cumprir as normas reguladoras de segurança do trabalho; facilitar a ação fiscalizadora da autoridade portuária, entre outras.

O palestrante disse que o comandante da embarcação é responsável pela operação de desembarque da carga, para que não haja nenhum problema no equilíbrio/flutuação do navio. No caso, por exemplo, de deixar a parte da frente (proa) ou a parte de trás (popa) mais pesada e assim mexer no equilíbrio podendo causar acidente.

O palestrante explicou os termos do trabalho portuário, como capatazia, estiva, conferência de carga, conserto de carga, vigilância das embarcações e bloco.

Capatazia é a atividade de movimentação de mercadorias nas instalações portuárias, compreendendo o recebimento, conferência, transporte interno, abertura de volumes para conferência aduaneira, manipulação, arrumação e entrega, bem como o carregamento e a descarga de embarcações, quando efetuados por aparelhamento portuário nas instalações portuárias.

Estiva é a atividade de movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, incluindo o transbordo26, arrumação da carga, peação e despeação, bem como o carregamento e a descarga das mesmas, quando realizadas com equipamentos de bordo.

Conferência de carga é a contagem de volumes, anotação de suas características (espécie, peso, número, marcas e contramarcas), procedência ou destino, a verificação do estado das mercadorias, assistência à pesagem, conferência do manifesto, e demais serviços correlatos, nas operações de carregamento e descarga de embarcações.

Conserto de carga constitui-se no reparo e na restauração das embalagens de mercadorias, nas operações de carregamento e descarga de embarcações, reembalagem, marcação, remarcação, carimbagem, etiquetagem e abertura de volumes para vistoria e posterior recomposição. São realizados tanto a bordo como em terra, em que se façam necessários, sempre que danificadas as embalagens das mercadorias nas operações de carga e descarga.

Vigilância de embarcações é a atividade de fiscalização de entrada e saída de pessoas a bordo das embarcações, atracadas ou fundeadas, bem como a fiscalização da movimentação de mercadorias nos portalós, rampas, porões, conveses, plataformas e em outros locais da embarcação, na área do porto organizado.

Bloco constitui-se na atividade de limpeza e conservação de embarcações mercantes e de seus tanques, incluindo batimento de ferrugem44, pintura, reparos de pequena monta e serviços correlatos.

Para finalizar, o palestrante citou os tipos de cargas. São elas: Granel Sólido, Carga Geral, Carga de Projeto, Produtos Siderúrgicos, Sacaria, Ro Ro (embarca rolando e desembarca rolando) e Carga em Contêineres.

Gestão PortuáriaEm entrevista ao Boletim Unicap, Pedro Macedo falou sobre o curso de Gestão Portuária da Católica. “Esse campo é novo, uma derivação da administração, e acho que a iniciativa da Unicap em lançar o curso de Gestão Portuária foi extremamente benéfica. O fato de ter uma formação específica na parte de logística, conhecimento teórico dado por professores que estão no mercado, são questões importantes para catalisar a informação para que possa acelerar o processo de desenvolvimento do mercado e profissionais, como um todo. Essa formação é extremamente importante essa formação para que esse pessoal possa entrar no mercado queimando etapa, agilizando os processos de formação e da economia como um todo.”

Gestão PortuáriaO coordenador do evento e do curso, professor Sales Vidal agradeceu aos palestrantes, entregando uma lembrança do curso, e combinou, com os oradores, visitas técnicas a suas empresas. Por fim, houve sorteio de livros entre os presentes.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário