Oficinas e reuniões movimentam o X Fórum de Funcionários e o VII Encontro Docente

Fotos: Daniel França

A preparação para o início do semestre letivo 2014.2 começou na manhã desta quinta-feira (31) e seguirá até amanhã (1º) com uma programação repleta de oficinas e reuniões que fazem parte do X Fórum dos Funcionários e do VII Encontro Docente. Em função das reformas dos auditórios G e G2, a dinâmica do evento passou por uma alteração. O tradicional pronunciamento do Reitor, Padre Pedro Rubens, ocorreu em forma de entrevista concedida ao jornalista da Assessoria de Comunicação, Daniel França. Cada um dos cinco centros acadêmicos, além da Coordenação de Graduação e do 1º Ciclo recebeu uma cópia e exibiu o vídeo em reuniões descentralizadas. IMG_6210 Na entrevista, Padre Pedro defendeu a importância da integração entre os centros e setores da Universidade, além do aprimoramento da comunicação interna. Do ponto de vista acadêmico, uma das prioridades é a atenção à pesquisa “para redimensionar a extensão e o nosso modo de ensinar”. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) também entrou na pauta. “Apesar de haver questionamentos, a participação nesse exame tem implicação e responsabilidades acadêmicas e sociais”, destacou Padre Pedro ao incentivar o envolvimento dos professores e alunos no Enade. Após a entrevista, cada centro focou a reunião em suas questões específicas. O Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) abordou os objetivos, conquistas, metas e ações. O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) tratou da vista do Ministério da Educação (MEC), da sua autoavaliação e das novidades da Astepi (Núcleo de Prática Jurídica). A proposta de novos  cursos, a exemplo de mestrados profissionalizantes e especializações, foi um dos temas discutidos pelo Centro de Ciências Sociais (CCS). Já o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) promoveu uma oficina sobre “diagnósticos e metas”. O centro com mais novidades neste semestre é do Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), que dará início a dois novos cursos: Medicina e Enfermagem. Numa das salas de aula do bloco J, o diretor do CCBS, Prof. Aranildo Rodrigues, fez uma apresentação das novas instalações (secretaria, diretoria e sala dos professores) no térreo do bloco B. “A mudança facilitou a integração entre os colegas. Apesar de já estarmos funcionando, a inauguração oficial está prevista para este mês de agosto”, afirmou. Alguns aspectos tiveram tratamento em comum pelos centros. A captação de novos alunos, a redução da evasão escolar de 9% para 6% até o ano de 2016 são algumas das metas presentes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2011-2016). Isso sem contar as perspectivas de modernização da gestão como a implantação do sistema Totvs e o lançamento on line de notas  pelos próprios professores. IMG_6217 Oficinas –  Enquanto os professores debatiam as questões acadêmicas, os funcionários participavam de oficinas pelo campus. A sala 406 do bloco A recebeu um torneio de Jogos Digitais. Os participantes jogavam os games As aventuras de Biu Biu e Desafio da Vida, desenvolvidos pelo curso para o Projeto de Enfrentamento ao Crack. “Achei diferente. Os jogos são bem práticos e divertidos, algo realmente novo para os funcionários”, vibrava a secretária do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB), Sônia Maria Souza. IMG_6232 Moda e Trabalho: o que seu estilo fala de você  foi o tema da oficina ministrada pelo professor Dario Brito na sala 205 do bloco G. Bem na sala ao lado, as mulheres assistiam atentas às dicas de limpeza de pele e maquigem realizadas por consultoras da Mary Kay. “Descobri muitas dicas. Por exemplo, passar base nos lábios e depois o batom dar um ar mais natural ao rosto”, explicou a bibliotecária Elilde Alves Medeiros. No térreo do bloco G, os funcionários viajavam pelo mundo da fotografia. A oficina ministrada pela professora Renata Victor atraiu 20 pessoas. “Falamos um pouco sobre a história da fotografia, temperatura da luz, posição e cor”.

Oficina de moda e trabalho

Entre os participantes, o funcionário da Fasa Gráfica, Amaro Neto. “Achei maravilhoso relembrar coisas da história da fotografia. É sempre muito bom realimentar essas informações”, disse Amaro, que é aluno do 4º período do curso superior tecnológico em Fotografia da Unicap.