Oficina sobre a área de Relações Públicas atrai alunos do ensino médio

Atualmente, qual é a empresa que vive sem comunicação? Nenhuma. A oficina Atuação do Profissional de Relações Públicas em Projetos Culturais fez parte da programação do primeiro dia da 4ª edição do Católica In e atraiu alunos do ensino médio unidos com o mesmo objetivo: buscar esclarecimentos sobre a profissão de Relações Públicas.

Ministrada pela gerente de Marketing da empresa Grande Recife Consórcio de Transporte e ex-professora da Universidade Católica de Pernambuco, Márcia Medeiros, o encontro fez uma explanação da profissão, envolvendo o surgimento, o conceito, as competências do profissional da área, as necessidades e o mercado de trabalho.

Utilizando-se como exemplo, a ex-docente tomou a sua experiência na comunicação da empresa para inserir nos alunos aspectos do que integra as atribuições do profissional. Assessoria de comunicação, instituições de ensino, comércio, agências de publicidade e cerimonial foram algumas das áreas de atuação exemplificadas pela palestrante.

O encontro ainda forneceu dados atuais da situação dos profissionais: 30% atuam como freelancer ou autônomo e 10% possuem o próprio negócio. “Estágio ainda é o melhor caminho para o estudante ingressar no mercado profissional”, afirmou Márcia.

Conhecer a organização de trabalho, os clientes, funcionários e as mudanças foi ponto ressaltado como imprescindível para elaborar uma comunicação empresarial eficiente. A relação com outros cursos como Publicidade e Jornalismo também foi discutida. “A comunicação é básica e elementar. É preciso ter cuidado com a forma de se comunicar com o público, seja interno ou externo”, comentou. Segundo ela, para cada público, é uma comunicação.

Para a profissional, que participou do Católica In pela 1ª vez, falar da profissão para alunos que não conhecem ou sabem pouco é gratificante. “A iniciativa é fantástica por oportunizar adolescentes a se informarem mais sobre os cursos”, ressaltou.

Entre os participantes presentes, havia jovens decididos e confusos sobre a escolha da profissão. A aluna do Fé e Alegria Patrícia Rebeca, dividida entre Jornalismo e Relações Públicas, participou pela primeira vez do evento. “Eu estava em dúvida entre Jornalismo e Relações Públicas. Escolhi a oficina de RP para poder conhecer mais, afinal não sabia quase nada da profissão. Já jornalismo eu já tenho uma ideia”, explicou Patrícia.

Já a estudante do 3º ano do Colégio Dourado Laís Fancello já está certa da carreira que vai seguir. Pela 2ª vez participando do Católica In, Laís já adquiriu uma paixão precoce por Jornalismo. A curiosidade sobre as mudanças geradas pela decisão do fim de diploma foi uma das motivações que a fizeram comparecer ao evento novamente. “Sempre gostei de tudo que envolve comunicação, principalmente as novas mídias. Ano passado, participei de uma oficina de Fotografia e fiquei encantada com a parte de fotojornalismo”, contou a aluna.

Locais como estúdio de rádio, laboratório de produção gráfica e fotografia e  biblioteca receberam os visitantes. No setor de fotografia, eles conheceram o ambiente de revelação de foto preto e branco. Já no de produção gráfica, onde os estudantes dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo trabalham, respectivamente, com redação; campanhas; e cadernos especiais e sites. Além disso, eles participaram de uma dinâmica sobre orientação profissional.