Oficina do curso de Engenharia Civil atrai a atenção de alunos do ensino médio

As diferenças entre Engenharia Civil e outras profissões, como Arquitetura e Engenharia Ambiental, foi um dos tópicos introdutórios da oficina Ensaios Mecânicos com Concreto e Aço, ministrada pelo atual coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Antônio Flávio. No penúltimo dia da 4ª edição do Católica In, cerca de 25 alunos do ensino médio participaram da oficina para tirar dúvidas e conhecer as especificidades da profissão do engenheiro.

Nada melhor que o Laboratório de Materiais de Construção para sediar a apresentação. No local, os alunos ficaram rodeados por equipamentos e objetos fundamentais para o trabalho realizado. “O engenheiro é um transformador. Onde não há nada, ele constrói. É o profissional que concretiza tudo”, pontuou Antônio Flávio.

Na ocasião, o professor falou um pouco sobre todas as áreas relacionadas à profissão. “Matemática é uma ferramenta da Engenharia Civil. No curso, vocês também aprendem Química e Física. Além disso, é imprescindível o conhecimento do Português. Portanto, a profissão exige uma visão geral sobre todas as áreas”, afirmou.

Segundo o coordenador, a construção de Brasília só é conhecida como uma obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. “Poucos sabem sobre o brilhante engenheiro pernambucano e poeta Joaquim Cardoso, responsável por toda a construção do projeto”, relatou.

Em poucos minutos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios e equipamentos, as disciplinas estudadas e os ensaios realizados. Para já inseri-los no mundo da engenharia, os participantes fizeram uma atividade prática. Eles romperam o corpo de prova de concreto e de aço, para medir a resistência do objeto.

O aluno do 2º ano do Colégio Salesiano Gabriel Andrade já tomou sua decisão. Engenharia Civil é, sem dúvida, a profissão escolhida. Os exemplos familiares influenciaram no processo de escolha de Gabriel. O pai e o tio são engenheiros. “Na Feira de Profissões realizada no meu colégio, eu conversei com o professor (Antônio Flávio) e já esclareci umas dúvidas. Hoje vim só para aprofundar mais”, relatou.

Entre os inscritos na oficina, existiam aqueles que estavam indecisos. “Quero cursar Arquitetura. Mas Engenharia Civil é a minha segunda opção. Por isso, vim conhecer mais sobre a prática da profissão. Afinal, até tenho contato com arquitetos, mas não tenho com engenheiros”, destacou a vestibulanda Bruna Rocha, aluna da Escola Nossa Senhora da Conceição.

O colega de Bruna, Wladimir Andrade, já fez um curso técnico nessa área. Ele foi atraído pela oportunidade com o objetivo de aprofundar mais o seu conhecimento para amadurecer a ideia. “A oficina serviu para que eu aprimorasse mais o que já aprendi e conhecer como é um curso superior”, contou o aluno.

Para fazer jus a visita e conhecer mais áreas de atuação do engenheiro, os estudantes ainda visitaram os laboratórios de Mecânica de Fluídos e Hidráulica, Solos, Topografia e Geologia, entre outros.