Oficina de Fono ajuda alunos a condicionar melhor a voz

Na última quinta-feira (09) aconteceu, na sala 710 do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, a Oficina de Fono, ministrada pela professora do curso de Fonoaudiologia, Theonila Barbosa. Durante o encontro, que teve a participação de alunos da Unicap e de outras instituições de ensino, foram trabalhadas as melhores formas de cuidar da voz e como obter uma boa oratória em eventos onde o uso das articulações vocais pode ter um maior êxito, além de passar maior credibilidade aos ouvintes .

“Para falar bem não é preciso ser um cantor nem um político, é uma necessidade. Boas empresas são representadas por um bom orador. Há muito tempo, deixou de ser um luxo realizar atividades para se conseguir uma boa voz. O mundo inteiro precisa saber se comunicar”, falou a professora, sobre a importância da segurança no que se fala e na condição de uma articulação oral bem desenvolvida.

Logo no início da apresentação, Theonila ressaltou o cuidado com dois tormentos de muitas pessoas, o vício de linguagem e as pausas erradas. Esses problemas devem ser evitados ao máximo por demonstrar enfraquecimento de uma retórica e pouco vocabulário. Tudo que pensa falar em público deve ser planejado e articulado, para que não provoque a falta de interesse dos ouvintes ou até a monotonia.

Um importante aliado das articulações vocais são os métodos de projeção da fala. Uma pessoa com voz mais grave pode transmitir a ideia de cansaço, porém passa mais autoridade, além de ser agradável na escuta. Já quem tem a voz aguda favorece a projeção, é bem perceptível, mas fica desagradável quando extrema, segundo a professora.

Durante a oficina, os alunos ainda realizaram atividades práticas de como aguçar mais a sensibilidade oral através de exercícios sonoros, ter uma boa postura na hora da projeção da voz e dicas de preservar o aparelho vocal, como comer maçã, pois limpa as cordas vocais, e beber água natural, que causa alivio completo a todo sistema.

Para a aluna Rhebeka Figueiredo, 18, que é aluna de Contabilidade da Faculdade Salesiana, além de cantora e locutora de eventos, a oficina ajudou de forma direta na preservação do instrumento que ela mais usa no trabalho, a voz. “Depois de algumas explicações agora sei qual é a melhor forma de me portar em frente do microfone e de ter uma boa postura para cuidar melhor da minha voz, durante o meu trabalho”, finalizou a estudante.