Oficina de Artes para Games anima participantes do Católica In

O curso tecnológico de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco promoveu, na tarde desta segunda-feira (10), uma oficina para alunos do Ensino Médio, a fim de aproximá-los da realidade enfrentada pelo profissional da área. A atividade faz parte da 4ª edição do Católica In e foi ministrada pelo coordenador do curso, Breno Carvalho.

Além de trabalhar as possibilidades de atuação do profissional de Jogos Digitais e o mercado em Pernambuco, o professor também ensinou, na prática, como se transformar desenhos em jogos. Através do computador, os alunos aprenderam a modificar um desenho a mão em duas dimensões. Mas, de acordo com Breno, os Jogos Digitais – como muitos pensam – não servem apenas para diversão. “É importante salientar que os jogos não servem apenas para entretenimento. Hoje em dia, com o surgimento de pesquisas e novas tecnologias, os jogos passaram a servir como estratégia de marketing e, até, de educação. Em uma pesquisa realizada com alunos de Rede Pública, constatou-se que os jovens aprendiam muito mais rápido nas aplicações de multimídia”, reforçou Breno.

O mercado de trabalho para o profissional de Jogos Digitais é extenso e está em ascensão em Pernambuco. De acordo com o professor, existem muitas empresas no Recife que trabalham nos cenários nacional e internacional. “A Jynx, localizada no Porto Digital, é uma das empresas que trabalham fazendo jogos para web em nível internacional”, afirmou Breno. Yasmin Meireles, 14, estudante do 3º ano do Colégio Rosa Gattorno, revelou que gosta bastante de jogar e, por isso, se interessou em conhecer melhor o curso oferecido pela Unicap. “Pude ver que o jogo não é só essa parte da diversão, é também pesquisa, e abrange muitas áreas, como fotografia, por exemplo. Agora tenho uma noção do que realmente o profissional de Jogo Digital faz. Achei a oficina muito legal, apesar de achar que não é isso que quero fazer”, afirmou.

Já o aluno do 1º ano do Colégio Decisão, Jonas Henrique, 14 anos, se animou tanto com a oficina que afirmou: “Vou querer me formar em Jogos Digitais”. Jonas, apesar de novo, revelou já ter interesse pela área e a oficina o ajudou a conhecer melhor como o profissional trabalha. A Oficina de Artes para Games aconteceu às 14h30 na sala 406 do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco.