O lúdico na aprendizagem é tema de oficina no Católica In

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu, para futuros alunos de Pedagogia e interessados na área, oficina sobre a relação entre a ludicidade e aprendizagem, ministrada pela aluna do sétimo período Carolina Florenço. O evento fez parte da grade de programação do Católica In, que chegou ao último dia nesta sexta-feira (14).

Dezenas de alunos de diferentes faixas etárias e instituições participaram de jogos que envolvem matemática e linguagem. Depois, os jovens partiram para resolver um desafio que tinha como propósito melhorar a comunicação corporal e estimular o trabalho em equipe. Carolina Florenço acredita que a educação pode ser otimizada por meio da ludicidade ou do construtivismo na sala de aula. “Muitas escolas já trabalham com o método. Todavia, ainda, há pessoas que não acreditam que os alunos podem aprender brincando”, afirmou.

Nyria Correia vai cursar letras e acredita numa educação melhor envolvendo a ludicidade

A aluna do Fé e Alegria Nyria Correia, de 20 anos, sabe muito bem o curso que vai fazer: Letras. Todavia, ela acabou escolhendo fazer uma oficina de Pedagogia, no Católica In, por se identificar com tudo que envolve o lúdico. “Gostei muito pelo fato de nós termos a oportunidade de saber como lidar e interagir com as pessoas. Se eu me diverti e aprendi, imagine as crianças que passam por isso”, disse Nyria.

No final da oficina, a coordenadora de Pedagogia da Unicap, Elba Leitch, apresentou o perfil do curso e falou  sobre os desafios educacionais no Brasil. “Para qualquer instância da educação, temos que saber trabalhar dentro de uma sala de aula. E esta instituição de ensino se preocupa com isso. Deve-se salientar que não devemos estudar, somente, para nós mesmos, mas, também, para a sociedade”, argumentou Elba.

Na avaliação do Ministério de Educação (MEC), de 2006, o curso de Pedagogia da Universidade Católica obteve nota máxima (5,0) nas áreas de aspectos didático-pedagógicos; corpo docente, discente e técnico-administrativo e instalações físicas.

O jovem Jamesson quer coordenar escolas ou orientar alunos

O estudante do terceiro ano do ensino médio Jadesson Tomaz, de 18 anos, quer prestar vestibular para Pedagogia na Unicap. Segundo o adolescente, que sonha em coordenar escolas ou ser orientador educacional, “o Católica In facilita a vida dos ‘indecisos’ e tira dúvidas sobre o futuro profissional daqueles que não conhecem os mercados de trabalho das várias profissões”.

One Comment