Novos alunos de Jornalismo aprovam recepção no primeiro dia de aula

Alunos novatos do curso de Jornalismo da Unicap realizaram nesta terça-feira (3) visita à Assessoria de Comunicação da Universidade e aos estúdios de TV. Na ocasião, eles puderam entender melhor como os jornalistas realizam seu trabalho.

Antes da visita, a coordenadora do 1º Ciclo, professora Fátima Breckenfeld, realizou uma explanação sobre temas que acompanharão os alunos durante sua vida acadêmica, como  provas, frequência às aulas e disciplinas eletivas.

Em seguida, o professor Marcos Almeida fez uma breve apresentação sobre a disciplina que lecionará, Humanidade e Transcedência. Ele pretende levantar debates com seus alunos sobre temas importantes à nossa sociedade, com uma visão voltada ao Jornalismo, como a polêmica em torno da validade do diploma para exercício da profissão de jornalista.

O professor acompanhou o grupo na visita à Assessoria de Comunicação (Assecom), onde foram recebidos pelo jornalista Elano Lorenzato. Ele falou das atividades realizadas pela assesoria, entre elas  o Boletim Unicap, a coluna dominical publicada nos jornais impressos e o Minuto Unicap, que é veiculado pela TV Globo.

Na ocasião, os estudantes também conheceram a Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da Católica (Aê), que divide o mesmo ambiente da Assecom. A aluna Ana Cláudia, que é estagiária da agência fez a apresentação.

O tour continuou com uma visita aos estúdios de TV. Eles foram recebidos pelo cinegrafista Rogério Matos e pelo coordenador do estúdio, Marcos Muniz. Embora a produção de matérias em vídeo só deva acontecer após o primeiro ano de curso, o grupo aprendeu sobre os fundamentos da técnica chroma e conheceu as ilhas de edição e decupagem de vídeo.

Carlos Alberto, 18, é um dos novos alunos. Ele se interessou pelo jornalismo porque gostava de ler jornais. Carlos chegou a colaborar com um boletim informativo da Igreja Presbiteriana de Boa Viagem. O estudante é filho da apresentadora Jael Henrique, do programa Elas, na Rede Estação. No entanto, ele diz que a vontade de ser jornalista surgiu bem antes da influência materna.

Ynaê Falcão, 17, achou a universidade diferente do ambiente escolar, por causa da quantidade de pessoas e cursos diferentes. Ela deseja que o curso a prepare para o mercado de trabalho, expectativa demonstrada também por outros colegas.

O esporte é uma das áreas que mais atrai a atenção dos alunos que ingressam no curso. Esse é o caso de Caroline Rangel, 18 anos, e Gabriel Chagas, de 17. Caroline lembra que sempre ia aos jogos com o pai e desde os oito anos quer ser jornalista para se dedicar a essa área. “Gostei da receptividade e de ter ideia de como é o jornalismo”, diz se referindo à visita. Além dos esportes, Gabriel se mostra interessado pelos programas que misturam jornalismo e humor. “A Universidade é organizada e nos recebeu muito bem”, ressaltou Gabriel sobre a impressão que ficou após o primeiro dia de aula.