Novo modelo administrativo da Província Jesuíta do Brasil é discutido na Unicap

_DSC0234
Foto: Paulo Maia

O Fórum Identidade e Missão recebeu na tarde desta segunda-feira (2) o articulador da integração administrativa da Província Jesuíta do Brasil (BRA), Padre Geraldo Kolling. Ele conheceu a estrutura do campus da Unicap e se reuniu com gestores da Universidade no anfiteatro do bloco G4.

“Observei que vocês têm uma ótima estrutura, mas que merece passar por uma atualização. Percebi também que o corpo de professores e colaboradores é muito bom e bastante unido”, disse Kolling. Em uma explanação de pouco mais de uma hora, ele mostrou um estudo sobre o novo modelo de gestão que está sendo implantado com a unificação das províncias brasileiras.

A ação pode ser considerada uma decorrência da assembleia de mantenedoras ocorrida nos últimos dias 14 e 15 de agosto no Rio de Janeiro. Segundo Kolling, a expectativa é de que a unificação das províncias esteja concluída até 2015. “Nossa meta é aumentar o espírito de corpo da Companhia com desafios e recursos mas bem distribuídos, vamos também incentivar uma maior ação corporativa”.

Ainda de acordo com Kolling, na prática, esse novo modelo de gestão irá promover a cisão, fusão ou até mesmo a criação de novas mantenedoras. A fase de estudos deverá levar algo em torno de dois anos. Atualmente, as províncias jesuítas regionais do Brasil contam com 19 mantenedoras e quatro fundações, uma delas é a Fasa. Padre Kolling também apresentou outros números da Companhia. Ao todo o país tem 551 jesuítas dos quais 375 são padres.

Após a explanação, os gestores foram organizados em cinco grupos para promover um debate a partir das respostas às seguintes perguntas:  Em que a Unicap é excelente e difusora da Missão da Companhia de Jesus no Brasil? Quais os maiores desafios da Unicap para realizar a Missão de excelência acadêmica? Em que medida a construção da BRA poderia contribuir no desenvolvimento da Missão da Unicap?

Foram citados aspectos como a construção de uma nova política de comunicação; o envolvimento com temas ligados a direitos humanos e questões ambientais; plano de carreira administrativa; e integração entre as universidades jesuítas (PUC-RJ e Unisinos).

O Fórum foi encerrado pelo Reitor, Padre Pedro Rubens que, em tom de agradecimento, ressaltou os valores da Unicap. “Eu me tornei dinamizado com esta Universidade. Eu defendo que as universidades, no Brasil de hoje, continuem exercendo o papel de inclusão social. Em várias formaturas que presencio, observo que os primeiros da família a terem um curso superior saíram daqui”.