Novo integrante da comunidade jesuíta da Unicap busca diálogo intercultural

A comunidade jesuíta da Universidade Católica de Pernambuco tem um novo integrante: é o mineiro da cidade de Nova Lima, André Araújo. Ele chegou há dez dias, tempo suficiente para alimentar as melhores perspectivas para a sua missão aqui no Nordeste. “A Unicap está inserida num verdadeiro mosaico cultural. É uma Universidade localizada numa capital estratégica do Nordeste e que promove um diálogo intercultural muito interessante”. Nesta segunda-feira (18), às 18h, o Padre André presidirá sua primeira missa na Capela da Unicap acompanhado também por outros companheiros jesuítas. Desse modo, dará início, formalmente, a suas atividades junto à comunidade acadêmica.
A busca pela troca de saberes interculturais faz parte da identidade acadêmica do jesuíta. Formado em Letras (Espanhol) pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele fez mestrado e doutorado em Teoria Literária pela mesma instituição. Aceitou o desafio de escrever a sua tese numa Comunidade Vocacional dos Jesuítas, em 2008, preparando-se para ingressar na Companhia de Jesus, no ano seguinte. Logo depois de defender a tese, trilhou o caminho de formação jesuíta estudando Filosofia na Faje e no Centre Sèvres de Paris, onde formou-se em Teologia. André colabora, ainda, com a revista científica Teoliterária, da PUC-SP, na correção e submissão de artigos científicos, e participa de eventos promovidos pela Associação Latino Americana de Literatura e Teologia – Alalite.
Antes de seguir para a Europa, André pertencia à Província Jesuíta do Brasil Centro Leste (as províncias jesuítas eram denominadas pelas regiões de atuação, até serem unificadas e hoje formarem a Província dos Jesuítas do Brasil). “Ali eu representava os estudantes jesuítas no apostolado intelectual”. O período do Magistério (etapa preparatória vivenciada em uma das missões jesuítas entre os estudos de Filosofia e Teologia) foi desenvolvido em São Paulo, em duas obras da Companhia: no Centro Magis Anchietanum e no Museu e na Igreja do Pateo do Collegio, localidade que deu origem à capital paulista.
A busca de André por promover e participar de diálogos interculturais passa também pelas atividades do Instituto Humanitas Unicap. “Neste fim de semana, começando hoje mesmo (15), vou acompanhar um retiro inaciano para jovens promovido pelo IHU)”. A missão de André, ordenado presbítero há pouco mais de um mês, na sua cidade de origem, também contempla sua atuação pastoral. Nos finais de semana, ele vai ajudar na paróquia jesuíta do Sagrado Coração de Jesus, de Águas Compridas, em Olinda.