Nota de Falecimento
|É com pesar que comunicamos o falecimento, ontem, dia 28, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, aos 80 anos de idade, do ex-Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e ex-chefe do antigo Departamento de Filosofia, professor Benno Lermen. O enterro será nesta terça-feira, às 18h, no Cemitério Ecumênico, em São Leopoldo.
Professor Benno Lermen atuou na Unicap nas décadas de 1970 a 1990, deixando a Católica por motivo de sua aposentadoria. Ele deixa a esposa Gisela e a filha Débora.
Gilbraz Aragão, professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Unicap comentou, por meio de sua rede social, sobre o professor. “Benno me ensinou metafísica, mas também a fazer teologia crítica em diálogo com as ciências (por ele comecei a ler Laszlo e Tillich) – portanto, a refletir pós-metafisicamente sobre a experiência religiosa. Também ensinou, com muitos testemunhos de retidão e de acolhimento (além da arte da apicultura que cultivava), que a existência pode até ser doce. Gratidão à vida pela riqueza da sua estada entre nós. Abraço fraterno na sua “abelhinha olindense”, a filha Débora, e família. Cheiro carregado de sentimento em Gisela, a quem desejamos muita paz.”
Gorete Santana, funcionária do CTCH, homenageou o professor Benno, na rede social. “Tenho pelo professor Benno respeito e profunda admiração pelo competente administrador acadêmico (que conheci de perto como chefe de Departamento e Decano do CTCH); pelo professor sempre homenageado (quase todos os seus ex-alunos elogiavam o conhecimento e disponibilidade para o ensino); e pela pessoa íntegra com quem convivi na UNICAP ao longo de muitos anos. Descanse em paz, professor Benno!”