NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

A Universidade Católica de Pernambuco lamenta, junto a seus alunos, professores e funcionários, o fato da ocupação do prédio da Reitoria, na noite do dia 29.08.2011, por pessoas que integram o movimento estudantil em Pernambuco, e passa a fazer os seguintes esclarecimentos:

1. o movimento estudantil da Unicap sempre encontrou espaço para o diálogo, junto à Administração Superior da Universidade. E, nesse sentido, cumpre informar que, em 25.08.2011 (quinta-feira passada), foi realizada uma reunião com as participações dos Pró-Reitores Comunitário e Administrativo, bem como do Chefe de Gabinete da Reitoria, com o movimento estudantil, tendo resultado no agendamento de outra reunião, para o dia 01.09.2011 (quinta-feira próxima), com vistas em entendimentos acerca de uma pauta de reivindicações, então apresentada.
  2. de logo, é de se registrar o estranhamento da Unicap, em relação ao ato de ocupação, promovido pelo movimento estudantil, na medida em que existem canais abertos para a comunicação;
  3. na referida ocupação, observa-se a presença de membros do movimento estudantil em Pernambuco, com alguns alunos da Unicap e outros que não integram o seu quadro discente, incluindo estudantes secundaristas, organizados em torno de uma semana de mobilização nacional dos estudantes;
  4. a Unicap vem realizando investimentos em sua infra-estrutura para melhor atender a sua comunidade universitária, a exemplo do projeto de climatização das salas de aula, modernização de elevadores e atualização de acervos, equipamentos e laboratórios, bem como dinamizando a vida cultural e acadêmica, mediante novos projetos, parcerias e convênios;
  5. em face da reunião designada para 01.09.2011 (quinta-feira próxima), em acordo com o movimento estudantil, serão mantidos entendimentos em torno de uma pauta de reivindicações, aguarda a Unicap os melhores encaminhamentos, em prol do conjunto de toda a comunidade universitária.

A exposição das presentes razões reflete o compromisso da Unicap com a sua comunidade, estando aberta ao diálogo e a propostas responsáveis, que reflitam as suas possibilidades e a continuidade do cumprimento de suas obrigações e missão institucional, sempre acreditando na capacidade de diálogo e bom senso de todos.

Recife (PE), 30 de agosto de 2011

Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira