Newsgames na pauta do Icinform
|Com reportagem de Eduardo Montenegro
O newsgames foi o tema abordado na última sexta-feira (6) na mesa redonda intitulada Jornalismo + Jogos Digitais = Newsgames do I Seminário Icinform. A mesa foi mediada por Juliano Domingues, coordenador do curso de Jornalismo. Os debatedores foram Breno Carvalho, coordenador do curso de Jogos Digitais, e Carla Teixeira, professora de Jornalismo.
Iniciando a conversa com uma bagagem histórica sobre os jogos através dos anos, Breno Carvalho não os definiu como algo voltado exclusivamente à cultura nerd ou ao público infantil. Citando como exemplos o xadrez e damas, o professor explicou que os jogos eram pensados para adultos.
Um dos pontos tocados por ele foi justamente a evolução dos gráficos dos jogos através das décadas e como essas melhorias contribuíram para a formação do newsgame. “Os jogos sempre fizeram parte da vida cotidiana da sociedade”, disse Breno.
A palavra foi passada para a professora Carla, que deu inicio a conversa sobre o newsgame, uma forma na qual as notícias são utilizadas na construção da narrativa de um jogo. De acordo com ela, o primeiro tipo de jogo como esse foi o Kabul Kaboon, tratando-se de uma crítica aos bombardeios norte-americanos em Cabul. “Ele estimula a participação e o debate público, pois não determina vencedores. O papel dos newsgames é fazer o jogador refletir sobre certa situação”, explicou Carla Teixeira.