Neto do poeta Carlos Pena Filho é aluno da Católica

Pernambuco está promovendo vários eventos em homenagem ao poeta Carlos Pena Filho, que morreu há 50 anos. E o Boletim Unicap descobriu que um aluno do curso de Ciência da Computação da Católica é neto dele. Carlos Souto Pena, 19 anos, é o único neto homem do poeta pernambucano. “Quando era mais novo, na escola, os professores de história sempre me perguntavam o motivo do meu nome. Até então, não tinha noção da importância do meu avô”, revela.

Apesar de gostar muito de ler e escrever, Carlinhos, como é chamado, não pensa em ser escritor. “Se eu não fosse neto deste grande nome, acredito que arriscaria ser poeta”. O universitário optou por uma área profissional que não tem muita ligação com a literatura. Ele faz Ciência da Computação, mas está tentando transferir o curso para Administração.

Não é só o nome do avô que ele carrega. O time do coração dos dois é o mesmo: Sport Clube do Recife. “Lembro que em 2006, nos 101 anos do nosso time, eu e minhas duas irmãs fomos chamados para recitar um poema de Carlos Pena Filho. Fiquei muito emocionado”, confessou o universitário, vestindo a camisa do Sport.

Maria Luiza Pena, neta do poeta, também, se formou em Direito, na Católica, este ano. Mesmo curso que seu avô fez. No período em que estudou na Unicap não faltaram boas histórias pelo fato de ter um avô tão importante no meio literário. “Tinha um professor de Prática Civil 2, Luiz Alencar, e, certa vez, o chamei de José de Alencar, o escritor. Ele perguntou se eu gostava de poesia e eu disse que sim. Começou a recitar o poema de Carlos Pena Filho e eu completei. Quando eu falei que era neta dele, o professor ficou espantado”, contou Luiza.

Já Maria Joana Pena, neta mais velha do poeta, é estilista, mas sempre gostou muito de poesia. “Na minha infância não sabia que meu avô era tão importante. Carlos Pena não foi o primeiro poeta pelo qual me interessei, mesmo sendo meu avô. Apesar da linguagem ser simples, não é muito óbvia”, ressaltou Joana.

Quando fez o primeiro trabalho com moda que iria ter repercussão, fez o desfile em homenagem ao poeta. “Tive medo, achava que não iria fazer uma homenagem justa, mas no final ficou bem bonito e foi muito elogiado”, recorda.

Mesmo atuando em atividades diferentes, os netos de Carlos Pena Filho não deixam morrer a memória do grande poeta pernambucano.