Mudanças Climáticas e a Biodiversidade Marinha é tema de conferência no III Simcbio
|A Profª Drª Simone Ferreira Teixeira, da Universidade de Pernambuco (UPE), encerrou a noite de conferências da quarta-feira (25) no III Simcbio falando sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade Marinha.
A professora explicou que o aumento do dióxido de carbono na atmosfera causa o efeito estufa, pois o calor que deveria ser refletido para o espaço fica preso em nossa atmosfera. O aumento desse gás é causado pelo processo de industrialização, pelo aumento de veículos, desmatamento, queimadas, e esses são alguns dos fatores que ocasionam as mudanças climáticas.
Segundo a professora, pesquisas mostram que essas mudanças climáticas trarão consequências sérias para o nosso planeta como o aumento do nível da água do mar, perda de biomas, falta de água, falta de alimentos, entre muitas outras graves consequências.
Os problemas nos oceanos serão quase os mesmos, já que o dióxido de carbono também é absorvido pelos mares e essa absorção gera a diminuição do PH marinho, que ocasiona a acidificação da água. Sendo assim, as espécies marinhas também sofrerão impacto.
Para a professora Simone, o que nós podemos fazer para ajudar – já que as ordens mais efetivas tem que partir dos governantes – é se informar, ficar atento a projetos ecológicos e ter consciência que precisamos reverter essa situação.
Recentemente o físico Stephen Hawking deu um depoimento dizendo que o homem precisa mudar de planeta nos próximos 100 anos ou se tornará uma espécie extinta. Para concluir, a professora fez um contraponto ao físico: “Espero que todos nós sejamos sábios o suficiente para não mudar de um planeta tão belo como o nosso.”