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Mostra exibe clássicos do cinema espanhol em preto e branco

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Cervantes

 

34978_I_CartelCineBlancoyNegroLCCinco clássicos do cinema em preto e branco, produzidos na Espanha dos anos 1950, estão sendo exibidos esta semana na Livraria Cultura do Paço Alfândega. A iniciativa do Instituto Cervantes, em parceria com a livraria, traz uma mostra da renovação do cinema europeu pós-Segunda Guerra Mundial. A entrada é gratuita e as projeções começam sempre às 19h.

A revolução que trouxe novas temáticas e impulsionou o neorrealismo no cinema europeu veio contrastar com os gêneros traçados por Hollywood nas décadas anteriores. A sociedade europeia buscava inspiração para reconstruir-se depois da tragédia humana, econômica e social da Segunda Guerra e o cinema se apresentou com algumas respostas. As salas de cinema, único lugar para abrigar os sonhos no frio inverno pós-guerra, se transformaram nos espaços sociais onde diferentes públicos buscavam histórias que recuperassem seus ânimos e amenizassem suas perdas. Trata-se de um momento em que a cinematografia se espalha por toda Europa buscando novos modelos de expressão e os profissionais do cinema começam a construir uma indústria europeia, viajando entre países e começando a coproduzir, como forma de apresentar um desenho do cinema em um contexto internacional, para um público transnacional e heterogêneo.

O cinema espanhol, controlado pelo estado e dominado economicamente por um sistema dependente, em grande parte, dos norte-americanos, não deixa de apostar em estabelecer um diálogo frutífero entre seus modelos narrativos e estéticos, baseados em costumes e em vertentes de enorme riqueza visual.

A mostra “Clássicos do Cinema Espanhol em Preto e Branco” traz um programa que ilustra esse período apresentando filmes que podem ser considerados clássicos do cinema espanhol. De um lado, há dois filmes realizados por diretores europeus estabelecidos na Espanha. O húngaro Ladislao Vajda, autor da famosa obra Marcelino, Pão e Vinho, com sua excelência plástica e ritmo nos traz “O Engodo”, uma interessante coprodução com a Suíça que adapta um relato autêntico do terror de Friedrich Dürrenmatt. Em segundo lugar, o italiano Marco Ferreri, em colaboração com o roteirista Rafael Azcona, representa a nova geração de cineastas cuja proximidade dos gêneros convencionais, neste caso a comédia, está coberta de elemento de escuridão e subversão, que supõem uma hilariante crítica às convenções sociais das classes médias, materializadas na obra “O Apartamento”.

Os outros três filmes do ciclo são emblemas de outros gêneros. Em primeiro lugar, Quinto Distrito responde à saga do cinema policial que se fomenta nos estúdios de Madri e Barcelona com uma interessante negociação entre os códigos do gênero e os elementos procedentes da literatura de série e dos cenários perigosos das duas cidades. Julio Coll, diretor do filme, ser cerca de um bom número de personagens que mantêm a tensão do plano criminal. Em segundo lugar, Céu Negro representa a aposta pelo melodrama de outro grande diretor espanhol, Manuel Mur Oti. Entrelaçando os formatos de cinema feminino norte-americano com melodrama mexicano, a história interpretada por Susana Canales se aprofunda em uma sociedade solitária e maltratada que tão bem decodificou Juan Antonio Bardem em Calle mayor, contemporâneo deste filme. Céu Negro tem um texto formal e elaborado adornado por uma fotografia que ecoa sentimentos de carência profunda, emblema deste “gênero de lágrimas”, como ele algumas vezes  foi classificado. E finalmente, A Vida Pela Frente, uma das produções da série dirigida pelo ator Fernando Fernán Gómez e interpretada pela atriz argentina Analía Gadé, reinventa a comédia de costumes a partir da ótica da vida instável que todo jovem casal está obrigado a viver, numa sociedade onde as oportunidades não aparecem facilmente. Através do riso, se desvela um futuro incerto que bem poderia ser uma retroprojeção de nossos dias.

As exibições acontecem no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega (Rua Madre de Deus s/n, no Recife Antigo) e os lugares serão ocupados por ordem de chegada. Mais informações com a Livraria Cultura no telefone (81) 2102-4033 ou com o Instituto Cervantes no número (81) 3334-0480.

Serviço:

Mostra: Clássicos do Cinema Espanhol em Preto e Branco

Dias: 05 a 09/08/14

Hora: 19h

Lugar: Livraria Cultura do Paço Alfândega

(auditório – Rua Madre de Deus s/n, no Recife Antigo)

Entrada: Gratuita

 

Programação:

 

05/08/14 – O Engodo (El Cebo – 1958)

 

(90 min, Suíça/Espanha, de Ladislao Vajda) Uma menina é encontrada morta no bosque de uma pequena aldeia suíça. Imediatamente, as suspeitas recaem sobre um velho  vendedor de rua que encontrou o corpo. O policial  duvida de sua culpa, mas como acaba de se aposentar, deixa o assunto nas mãos de um parceiro. Enquanto isso, incapaz de resistir à situação, o velho homem comete suicídio. No aeroporto, prestes a pegar o avião, o policial percebe alguns detalhes contados pelas crianças da escola e decide adiar sua viagem para começar uma investigação por conta própria.

 

06/08/14 – Céu Negro (Cielo Negro – 1951)

 

(90 min, Espanha, de Manuel Mur Oti) Emilia, uma modesta funcionária de uma loja, está apaixonada e não hesita em roubar uma roupa para acompanhar o namorado em uma festa. Mas tudo dá errado: descoberto o roubo, ela é despedida e isso é apenas o começo da história.

 

07/08/14 – Quinto Distrito (En Distrito Quinto – 1957)

 

(90 min, Espanha, de Julio Coll) Cinco homens cometem um assalto e fogem cada um por um caminho. Mais tarde se encontram em um local  para dividir dinheiro. Enquanto esperam a Juan, um dos assaltantes que está com toda grana, cada um deles começa a imaginar o que vai fazer com a sua parte. As horas passam e ele não chega ao local combinado. Todos ficam nervosos pensando que seu parceiro nunca aparecerá. Nesse momento, eles começam a recordar como conheceram a Juan e como tudo foi acontecendo.

 

08/08/14 – O Apartamento(El Pisito – 1959)

 

(87 min, Espanha, de Marco Ferreri, Isidoro M. Ferry) Rodolfo e Petrita levam 12 anos juntos. Para se casarem precisam de um apartamento, mas não conseguem encontrá-lo. Rodolfo vive sublocado na casa de dona Martina, uma velha que está quase com o pé na cova, fato que o caseiro está esperando para poder desalojar o domicílio e derrubar o edifício. Alguns amigos aconselham a Rodolfo uma solução heroica: casar-se com dona Martina e esperar o pouco que lhe resta de vida para herdar o aluguel. Em princípio, ele resiste, mas cada vez com menos força.

 

09/08/14 – A Vida Pela Frente(La Vida por Delante – 1958)

 

(90 min, Espanha, de Fernando Fernán-Gómez) Terminada a guerra, o advogado Antônio e a médica Josefina buscam trabalho para poder comprar um apartamento e viver juntos, mas esbarram em vários problemas e dificuldades.

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