Morre um dos fundadores do curso de Engenharia Civil da Católica

O professor José Maria Cabral de Vasconcelos, um dos fundadores do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco e primeiro coordenador do Laboratório de Materiais de Construção (Labtec), faleceu no último domingo (14), aos 91 anos. O professor José Maria, que também atuou na UFPE, tinha conhecimento profundo na área de materiais de construção e na tecnologia do concreto, tendo feito especialização na França e nos Estados Unidos.

Ele trabalhou na Unicap de 1970 a 2003, onde foi professor de uma geração imensa de engenheiros. Entre os seus companheiros de trabalho estava o professor José Orlando, atual coordenador do Labtec, que lamentou profundamente a morte do amigo. “José Maria, além de um grande professor, era uma pessoa íntegra, digna, de caráter. É uma grande perda”, ressaltou.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, destacou o caráter público do professor. “José Maria Cabral foi mestre de grande parte dos engenheiros formados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Católica. O Estado perde uma referência significativa na área de materiais de construção e tecnologia do concreto”, lamentou o presidente José Mário Cavalcanti, que também foi aluno de José Maria Cabral.

José Maria deixa a esposa Arícia e duas filhas, a arquiteta Márcia Tavares de Melo e a médica Valéria de Biase.