Missa de Santo Inácio de Loyola marca encerramento do 6° Encontro Docente e 8° Fórum dos Funcionários

20130802_171950 Foi em clima de paz e confraternização que os professores e funcionários da Universidade Católica de Pernambuco participaram na última sexta-feira (02) da Missa de Santo Inácio de Loyola, marcando o encerramento do 6° Encontro Docente e 8° Fórum dos Funcionários. A celebração realizada no Centro Cultural da Universidade, também homenageou o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio, pelos seus 14 anos de ordenação sacerdotal.

O momento de oração e reflexão contou ainda com a presença do Padre Sérgio Mendonça, paranaense e mais novo integrante do corpo docente, além do Diácono Creómenes Maciel. Durante a homilia, metáforas foram usadas com o objetivo de alcançar clareza e simplicidade. A dimensão lúdica da educação, a internet como uma ferramenta de interação com os estudantes e a formação de uma comunidade humana dentro da Universidade foram alguns dos pontos abordados.

“A Universidade quer ser uma comunidade, não apenas um local de trabalho. O melhor outdoor da Católica somos nós mesmos, a estrutura física é apenas um detalhe”, afirmou Padre Sérgio ao relembrar da metáfora utilizada pelo Padre Adolfo Nicolas, 29º sucessor de Santo Inácio de Loyola, em sua visita à Instituição. Padre Adolfo comparou a Católica a uma girafa, o animal que possui o maior coração e o olhar projetado para longe.

1 (1)O momento de oração e reflexão também serviu de reencontro para os presentes após as férias de julho. Embalados por Percy Marques e José Maria, integrantes do MPB Unicap, a comunidade educativa teve a oportunidade de se cumprimentar com muita alegria e descontração durante o abraço da paz.

Logo após a bênção final, Padre Lúcio relembrou a reforma da Capela da Universidade e ressaltou que aproximadamente no dia 20 ela será reaberta. “São 70 anos de tradição, mas sempre com atualização, mudança, dinamismo. Estamos honrando a “Unicap Girafa” com dedicação e trabalho”, concluiu. Até a reinauguração da Capela, as missas serão realizadas todos os dias às 6h30 e ás 18h no Espaço Cultural da Instituição. “Aqui tudo é capela, tudo é sagrado, porque o que há de mais sagrado são as pessoas”, ressaltou Padre Sérgio.