Minicurso sobre Noções de Braille é realizado na Semana de Integração

A 10ª Semana de Integração da Universidade Católica de Pernambuco teve início nesta terça-feira (23) e vai até quinta-feira (25). Um dos minicursos realizados na manhã desta terça-feira foi o ministrado pelo publicitário Milton Carvalho, que é deficiente visual e funcionário da Assessoria de Comunicação da Unicap. As aulas sobre “Noções de Braille para quem enxerga” ocorreram na Sala de Extensão 1, localizada na biblioteca da Universidade.

Noções de Braille

Milton Carvalho exibiu um filme sobre a vida de Louis Braille, criador do sistema de leitura com o tato para cegos. Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809 em Coupvray, na França, a cerca de 40 quilômetros de Paris. O seu pai, Simon-René Braille, era um fabricante de arreios e selas. Aos três anos, provavelmente ao brincar na oficina do pai, Louis feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda, possivelmente uma sovela. A infecção que se seguiu ao ferimento alastrou-se ao olho direito, provocando a cegueira total.

O Código Braille tornou-se popular. Hoje, o método simples e engenhoso elaborado por Braille torna a palavra escrita disponível a milhões de deficientes visuais, graças aos esforços decididos daquele rapaz há quase 200 anos. O braille é lido da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos. Cada célula braille permite 63 combinações de pontos. Assim, podem-se designar combinações de pontos para todas as letras e para a pontuação da maioria dos alfabetos. Vários idiomas usam uma forma abreviada de braille, na qual certas células são usadas no lugar de combinações de letras ou de palavras frequentemente usadas. Algumas pessoas ganharam tanta prática em ler braille que conseguem ler até 200 palavras por minuto.