Mestrado em História qualifica profissionais para o mercado

IMG_3631A aplicação do conhecimento acadêmico às práticas de mercado é um dos diferenciais do novo Mestrado Profissional em História lançado pela Universidade Católica de Pernambuco. O curso tem área de concentração em História, Cultura e Memórias Municipais com duas linhas de pesquisa: Relações de Poder, Políticas e Instituições; e   Sociedades, Trabalho, Cultura e Memória . Ao todo estão sendo disponibilizadas 24 vagas e as inscrições devem ser feitas no www.unicap.br até 12 de fevereiro com a documentação podendo ser entregue no dia 13 de fevereiro pela manhã.

Apesar do tempo relativamente curto entre a divulgação do edital, que deverá sair até o fim desta semana, e o calendário da seleção, o coordenador do Mestrado, Prof. Dr. Tiago da Silva César, tranquiliza os candidatos. “O anteprojeto é como se fosse uma carta de intenções em que você vai demonstrar seu tema de interesse e seu possível conhecimento acumulado na área. Os interessados não devem se preocupar com isso”.

Ele também explica algumas diferenças entre o mestrado acadêmico e o profissional. “Como o próprio nome já diz, o acadêmico está mais voltado para a produção acadêmica visando a alimentação de eventos e produção científica. Já o profissional não dá as costas ao acadêmico, mas a aplicabilidade do conhecimento adquirido nele  é mais rápida porque é voltada para o mercado. É um aprendizado técnico-científico”. O coordenador cita exemplos de disciplinas técnicas nas quais os alunos aprenderão sobre exposição em museus, organização e conservação de acervos.

IMG_3629A primeira linha de pesquisa tem como ponto de partida os municípios. “As tramas políticas em Câmaras de Vereadores, prefeituras, o capital simbólico das famílias, latifúndios podem ser ótimos objetos de pesquisa assim como instituições de caráter disciplinar, tipo escolas, cadeias e orfanatos”, detalha Tiago. O professor acrescenta ainda que a segunda linha busca entender essas expressões culturais, práticas de trabalho como a escravidão, o trabalho compulsório, o assalariamento, além de transformar em memória a história oral e elementos do patrimônio imaterial.

A seleção foi organizada em quatro etapas: a primeira com a entrega dos documentos exigidos (eliminatório); a segunda é a análise curricular, do anteprojeto e Prova de Conhecimento (classificatória e eliminatória); a terceira corresponde à prova de Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol – classificatória); e por último uma entrevista (classificatória e eliminatória). O calendário prevê a prova escrita de conhecimentos  para o próximo dia 15 de fevereiro; a de Língua Estrangeira acontece no dia 18 de fevereiro; entrevistas nos dias 21 e 22 de fevereiro com o resultado final para 23 de fevereiro. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria dos Mestrados pelo telefone 2119-4369.