Mestrado em Ciências da Religião da Católica lança eBook
|No site dessa que é a maior livraria eletrônica do planeta você encontra um acervo com mais de um milhão de eBooks e pode baixar o primeiro capítulo do livro para ler, antes de decidir se quer comprá-lo. Pode também baixar mais de 38 mil livros eletrônicos inteiramente gratuitos, em nossa língua, incluindo clássicos como A Moreninha, de Joaquim Manuel Macedo e Dom Casmurro, de Machado de Assis. E você vai ler sempre que tiver vontade e onde tiver vontade de ler, pois pode comprar o Kindle, um leitor de eBooks da Amazon (veja aqui) e/ou então baixar gratuitamente um aplicativo de leitura Kindle pro seu tablet, smartphone ou computador.
Trata-se de nova coletânea dos estudos dos nossos mestres e mestrandos. Desta feita, a obra reúne reflexões em torno do tema Religião e História, com os capítulos “Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé: Humanidade e Divindade à Luz da Bíblia e da História”, de Paulo César Pereira; “A Estrutura Social, Política e Religiosa do Antigo Império Iorubá, como Modelo Original no Processo da Hierarquização das Casas de Culto das Religiões Afro-Brasileiras”, de Cláudia Lima; “O Jornalismo Religioso no Século XIX e a Construção de uma Identidade Católica”, de Jair Santana; “Presbiterianos x Assembleianos: Embates em Pernambuco no Início do século XX”, de José Roberto de Souza; “As Filhas de Maria entram na Liça: a Boa Imprensa e Revista Maria (Recife, 1913-1922)”, de Walter Valdevino Amaral; “São Severino dos Ramos: da Devoção ao Santuário, de Crévio Adelino da Rocha; e “O Apoio dos Batistas ao Regime de 64 através do Jornal ‘O Batista’”, de José Ferreira de Lima Júnior.
E o livro traz também, em uma segunda parte, sobre a temática Religião e Contemporaneidade, os seguintes capítulos “A Fé na Experiência Humana”, de Lúcia de Fátima Gomes da Silva; “O Estado da Questão: a Relação Corpo-Alma em Quatro Versões”, de Alexandre de Jesus dos Prazeres; “A Wicca no Brasil: Desenvolvimento e Crescimento”, de Karina Bezerra; “Possessas e Bruxas: sobre o Exorcismo de Mulheres na Catedral da Fé, no Recife”, de Júlio César Tavares Dias; “Elementos para uma Espiritualidade Transreligiosa”, de Maruilson Menezes Souza; “Dos Templos aos Estádios: o Pluralismo Religioso nas Partidas de Futebol”, de Ana Cristina de Lima Moreira; “O Processo de Construção da Identidade e Mobilidade Religiosa nos Adolescentes e Jovens”, de Maristela Velozo; e “Juventude, Identidade e Vivência Religiosa”, de Fernanda Maria Andrade.
Ao reunirmos essas partes do mosaico religioso da gente, surgem imediatamente as perguntas: Para onde caminham as religiosidades e religiões? Quais os contornos do desenho formado por esses cacos? Em tempos de modernidade globalizada, com grandes possibilidades tecnológicas e enormes dificuldades de relações entre grupos culturais humanos e destes com a natureza, as pessoas tendem a ficar mais egoístas, no sentido de ouvir mais a própria intuição. Paradoxalmente, isso leva à busca por uma espiritualidade maior e uma melhor compreensão do significado da vida, o que pode inclusive redefinir e ampliar os nossos limites éticos. É possível, assim, que todas as religiões e seus múltiplos grupos venham a convergir para uma espiritualidade ecológica e de nova consciência global, amplamente ecumênica. Mas será que não estamos sendo muito otimistas ou ingênuos?! Esse livro, que recolhe diversas faces das religiões pela história, certamente vai nos ajudar a discernir os caminhos da espiritualidade contemporânea.