Boletim Unicap

Mesa redonda sobre cidade sustentável fecha o terceiro dia da SIUCS

Sustentabilidade das cidades: Recife tem solução? foi o título da mesa-redonda composta pelos professores do curso de Ciência da Computação Eduardo Oliveira e Antônio Mendes; além da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo Paula Maciel.

O ponto de partida do debate foi a pergunta ‘se o Recife tem condições de se tornar uma cidade que não maltrate o meio ambiente?’ Os palestrantes demonstraram otimismo ao concordarem que sim. Foram unânimes também em defender a ideia de que reverter a situação irá requerer muito estudo e investimento para aprimorar essa área. Por Recife ser uma cidade que cresceu sem planejamento, a demanda dela é muito grande.

Uma comparação que Paula Maciel fez foi entre os conceitos de cidade compacta e dispersa. A compacta ela seria mais amigável ao meio ambiente, por ter tudo mais próximo da residência do cidadão, incentivando o caminhar e utilizando a bicicleta como meio de transporte e descentralização dos serviços, ao contrário da cidade dispersa, que por ter tudo longe, obriga ao cidadão de ter um automóvel em casa, causando congestionamento e, consequentemente, emissão de mais CO2 na atmosfera, agravando ainda mais o problema do efeito estufa.

A Cidade da Copa, que será construída em São Lourenço da Mata, será considerada uma Cidade Inteligente (Smart City). O projeto prevê que tudo será de última geração e toda cidade terá sensores.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário