Mercado e meio acadêmico prestigiam lançamento da Católica Business School

O lançamento da Católica Business School reuniu gestores, empreendedores, líderes de equipes e diversos profissionais do mercado. O evento, que fez parte das ações comemorativas dos 75 anos da Universidade, aconteceu no auditório Padre Anchieta (G1), na noite desta quinta-feira (1º) e também foi bastante prestigiada por professores e alunos da Unicap.

A Encíclica Laudato Si’ aplicada no ambiente empresarial foi o tema do painel discutido pelo economista e consultor da CEPLAN, Jorge Jatobá; pelo presidente da JBR Engenharia, Pedro Pereira; e pelo Reitor da Unicap, Prof. Dr Padre Pedro Rubens. A mediação foi do presidente do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania, Oscar Rache. “Este é um passo fantástico na construção do Brasil que queremos”, destacou Oscar ao ressaltar os 15 anos do Instituto durante as boas vindas ao público.

O primeiro a falar foi Jorge Jatobá. Ele abordou doutrinas de economistas clássicos e os desafios do capitalismo no século XXI, enfatizando a desigualdade. O economista defende a ideia de que o desenvolvimento deve ser integral, abrangendo o desenvolvimento ambiental, econômico, social e humano. “Não pode haver crescimento se não for inclusivo. Tem que que beneficiar todos: jovens, negros e mulheres”.

Na sequencia, Pedro Pereira relatou o case da JBR Engenharia. A empresa fundada em 1994 implantou, ao longo de sua existência, vários programas de desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, cultura de feedback, manual de comportamento ambiental, código de conduta e ética. Ele explicou ainda que o modelo de gestão adotada pela corporação é voltado para a responsabilidade social. “Ter gente que valoriza e gosta de gente”.

Padre Pedro encerrou o painel explicando tópicos da Laudato Si ressaltando que a encíclica não é apenas um documento religioso, mas que trata de questões cruciais para a sobrevivência da humanidade. “A Business School tem papel fundamental para tirar essa ‘capa papal’ da Laudato Si e traduzir isso aqui em propostas de MBAs e estudos de cases“.

Ao final do lançamento, o coordenador da Católica Business School fez uma apresentação da nova escola de negócios da Unicap. Entre os projetos a serem desenvolvidos estão o desembarque no Porto Digital a partir da revitalização do antigo prédio do Liceu, que ganhou um acróstico: Laboratório de Inovação, Criatividade, Empreendedorismo da Unicap.