Medo de falar em público é tema de palestra promovida pelo curso de Fonoaudiologia

O medo de falar em público e como evitar que esta sensação atrapalhe uma apresentação foram temas discutidos, na noite desta terça-feira (18), durante o encerramento da Campanha da Voz. O evento foi realizado no auditório do bloco J com parceria entre o curso de Fonoaudiologia da Católica e o Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono 4).

O assunto foi abordado pelo diretor do Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP) Aberlardo Borba. De acordo com ele, o nervosismo provocado pela fala em público é normal e o maior desafio é contê-lo sem que as pessoas percebam. A checagem do conteúdo com antecedência, a organização do material em tópicos e um breve ensaio são algumas das medidas que podem evitar embaraços. A respiração ofegante, voz trêmula e gesticulação excessiva demonstram insegurança de quem fala em público.

A mediação foi da fonoaudióloga e ex-aluna da Católica Patrícia Balata. A coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unicap, Prof.ª Conceição Silveira, fez parte da organização do evento. “Tivemos um público de alunos e profissionais bem significativo, o que foi bastante positivo para o encerramento da Campanha”, avaliou Conceição que faz parte da Liga Pernambucana da Voz, composta por dez fonoaudiólogas.