Maurício Rands e Teresa Leitão participam do Quinta em Ritmo de Eleição

O deputado federal Maurício Rands e a deputada estadual Teresa Leitão estiveram na Católica quinta-feira (17). Os dois candidatos petistas  participaram do projeto Quinta em Ritmo de Eleição, onde apresentaram propostas e responderam às perguntas dos estudantes.

Maurício Rands  tem 46 anos, nasceu no Recife,  formou-se em Direito pela UFPE e é professor universitário. Durante o curso de Direito trabalhou com movimentos populares, como a Comissão de Justiça e Paz de Dom Helder Câmara. Realizou mestrado e doutorado na Universidade de Oxford (Inglaterra) e escreveu um livro em inglês que se tornou referência para o estudo das relações trabalhistas no Brasil. Foi eleito deputado federal em 2003, com 107 mil votos. Na Câmara foi vice-líder do PT e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Em 2006 assumiu novo mandato como deputado em Brasília e chegou a ser considerado um dos dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Teresa Leitão é olindense e tem 48 anos. É formada em Pedagogia pela Unicap e presidiu o Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Pernambuco. Entre suas ações na Assembleia Legislativa estão a relatoria da Comissão Especial de Juventude e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Um dos projetos de lei que criou autoriza a entrada de idosos pela porta da frente dos ônibus. Também estabeleceu regras para a boa convivência entre professores e alunos. Teresa já foi conselheira estadual de educação e hoje participa do Conselho Social da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Conselho Estadual de Economia Solidária.

Para a deputada, o ambiente universitário é diferente, e é preciso ter mais cuidado, pois se trata de público mais exigente, mas ela aprova a iniciativa da Católica. “É bom, porque deixa claro que política não é só palanque e marketing”, disse. Ela acredita que o jovem esteja interessado no debate político, mas com alguma descrença.

Maurício Rands considera o debate um dos melhores momentos da campanha, por defender ideias que vão servir à sociedade e ao mesmo tempo receber sugestões que vão prepará-lo para o exercício do mandato. Ele acredita que hoje a sociedade esteja mais plural e o processo democrático apresenta já algum nível de consolidação, e por isso a participação política tenha hoje características próprias. “Os estudantes têm uma consciência política a seu modo”, observa o deputado federal.

Em sua apresentação, Rands destacou que a campanha tem três objetivos. O primeiro seria eleger representantes da população. O segundo é elevar a consciência política da população e o terceiro é aumentar a organização da sociedade. “Se tivermos representantes éticos, atingimos o primeiro. O segundo se alcança num espaço de ideias como esse e o terceiro a gente consegue se o debate aumentar a vontade das pessoas se organizarem”, resumiu o candidato.

Ele ainda lembrou do tempo em que trabalhou em  meio aos sindicatos e citou obras do governo estadual como as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e escolas de referência como marcas da gestão. Declarou que sua atuação segue três eixos: o apoio ao governo federal, a aquisição de recursos para Pernambuco e a atenção às reivindicações populares.

Teresa Leitão pediu que essa seja a eleição do voto de quem quer algo com  a política. “A gente precisa da política, pois é ela que determina as relações sociais e governamentais”, afirmou. A candidata lembrou que ter feito da educação sua militância ajuda no exercício do mandato, pois esta “deve ser das políticas públicas a mais prioritária”.

“A política tem distorções criadas pela sociedade, pelos políticos e instituições, mas é uma atividade inerente à vida humana”, destacou. Ela frisou que esse é o momento de refletir para que o voto seja um compromisso com resultado sobre a vida das pessoas.

Durante  a rodada de perguntas, Teresa Leitão advertiu de que não basta apenas votar, sendo preciso também pressionar os parlamentares, visto a heterogeneidade do Congresso e a pluralidade de interesses que estão em jogo.  Após a indagação de um estudante que disse haver mais estagiários que professores numa determinada escola, condenou o fato e destacou a necessidade de uma supervisão para os estudantes que passam por esta etapa da formação. “O estagiário tem que assumir  a autonomia aos poucos, senão ele fica desiludido”, disse.

Maurício Rands defendeu a exigência do diploma de nível superior para a prática do jornalismo, e disse que há entidades contra essa ideia, inclusive empresas de comunicação. Sobre a criminalidade, ele pretende aumentar a velocidade dos julgamentos e garantir o cumprimento das penas, além de criar mais espaços educacionais para manter a juventude livre do tráfico de drogas. Respondendo a uma pergunta sobre  a legalização da maconha, o candidato preferiu não se aprofundar muito na discussão e pediu mais estudos e informações para que  o tema possa ser discutido com mais fundamentos. “O Brasil não pode mais adiar esse debate”, avisou.

O público presente ao Quinta em Ritmo de Eleição também assistiu a apresentações artísticas nos intervalos entre as falas de Maurício Rands e Teresa Leitão. O grupo Acalanto, que tem quatro meses e é formado por dez pessoas, cantou algumas músicas ao mesmo tempo em que um de seus integrantes pintava numa cartolina branca. O grupo mistura música, poesia e dança e se apresentou no último sábado (18) na Saraiva Megastore do Shopping Recife.