Mariano Vicente defende dissertação no Mestrado em Ciências da Religião da Católica
|O funcionário do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Católica de Pernambuco, Mariano Vicente, graduado em Publicidade e Propaganda, pela Universidade, defendeu na tarde desta terça-feira (25), no anfiteatro do 3º andar do bloco G4, sua dissertação do Mestrado em Ciências da Religião da Católica.
Após a apresentação de sua dissertação intitulada “Religião virtualizada: a oferta de bens simbólicos no percurso da religiosidade na internet”, orientada pelo Prof. Dr. Gilbraz Aragão, e arguição dos membros da Banca Examinadora, Prof. Dr. Alexandre Figueirôa, coordenador do curso de Jornalismo da Católica, e da Profª Drª Zuleica Dantas, integrante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Católica, o mestrando recebeu o resultado de que havia sido aprovado.
“Estou me sentindo feliz, porque foi uma fase em que tive que me debruçar muito na pesquisa, mas também tive que dividir essa pesquisa com as dificuldades, os problemas pessoais, com trabalho, com família e com as adversidades da vida, que são inerentes ao ser humano, mas que, para mim, parece que foram maiores (brinca). Acho que a superação dessa etapa da minha vida só dá alegria. O que eu espero daqui pra frente é desenvolver esse estudo que fiz, nesse período, publicar uns dois ou três artigos. É o começo. Não é o fim”, conclui o novo mestre em Ciências da Religião, Mariano Vicente.
A dissertação tem como objetivo geral investigar a religião virtualizada com a oferta de bens simbólicos religiosos na internet, a partir da missão dos paulinos, no site da Editora Paulus. O trabalho visa descrever a cibercultura com seu imaginário tecnológico, identificando como se reconstrói a religiosidade católica no ciberespaço; estudar as práticas de oferta de bens simbólicos on-line e de experiência religiosa proporcionada através das ferramentas tecnológicas no site da Paulus; assim como, entender as lógicas, apelos, estratégias mercadológicas do oferecimento de bens simbólicos, nesse contexto do ciberespaço, no qual surge uma religiosidade difusa e sincrética.
Como procedimento metodológico, Mariano optou pela abordagem qualitativa de recorte crítico, descritivo/interpretativo, além da revisão bibliográfica: observação estruturada e análise de site através da técnica da netnografia, complementada por uma hermenêutica transdisciplinar do seu conteúdo. Os resultados demonstram os elementos constitutivos da nova religiosidade na cibercultura interferindo no serviço de evangelização dessa ordem religiosa católica. Esses resultados contribuem para estimular a reflexão com mais consciência sobre a religiosidade, bem como para fomentar o direito à religião esclarecida; além de subsidiar possíveis estratégias otimizadas para a oferta de bens simbólicos religiosos.
Mariano!!!!!!!!!!!
O tempo é agora, que voce possa cantar sempre assim.
Eu fico Com a pureza Da resposta das crianças
É a vida, é bonita Viver! E não ter a vergonha
De ser feliz… A beleza de ser Um eterno aprendiz…
Ah meu Deus! Eu sei, eu sei Que a vida devia ser
Bem melhor e será Mas isso não impede
Que eu repita É bonita, é bonita e é bonita!
Parabéns nego por mais um degrau na sua longa caminhada e que venha o doutorado!!!!
Mariano…
Embora eu não compreenda a análise etnográfica e bem menos o método netnográfico, ver você realizar mais uma etapa nessa longa caminhada que é o saber acadêmico, me fez pensar que vale muito a pena ser uma cosmopolita periférica inconformada. Parabéns meu amigo! Todos nós periféricos estamos cheios de orgulho por você… O docto ou pós docto será o limite? Não sei, mas farei o possível para acompar a sua trajetória. Um forte abraço! Bia.
Estranho seria se eu não me apaixonasse por você
O sal viria doce para os novos lábios
Colombo procurou as Índias
Mas a terra avisto em você
O som que eu ouço são as gírias do seu vocabulário!!! Te amo
Feliz d+++ por vc meu amor…
Parabéns Mariano!
Que felicidade e boa comemoração do seu mestrado.
Sei o quanto vc é estudioso e esforçado.
Um abraço carinhoso!
Ir. Raimunda Paiva