Boletim Unicap

Marcelo Abreu, professor de Jornalismo da Católica, faz palestra na Fliporto neste sábado

O professor do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Marcelo Abreu participa neste sábado, 12 de novembro, de debate na VII Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que ocorre em Olinda. Este ano, a Fliporto tem como tema Uma viagem ao Oriente. Abreu é também jornalista e vai falar das viagens que resultaram nos seus livros De Londres a Kathmandu: aventuras na estrada do Oriente, Em busca da Utopia Kitsch: aventuras nos Países Vermelhos (ambos publicados pela Record) e Viva o Grande Líder – um repórter brasileiro na Coréia do Norte (Geração Editorial).

A sétima edição da Fliporto, que desde o ano passado ocorre na cidade antiga de Olinda, tem como escritor homenageado o sociólogo Gilberto Freyre, que foi um dos primeiros a estudar as ligações e influências do Oriente na cultura brasileira. Marcelo Abreu participa do painel intitulado Olhares cruzados e compartilhados: do tradutor e do viajante, ao lado os tradutores Shigeru Suzuki e Dilip Loundo, que verteram para o japonês e o hindi, respectivamente, algumas obras de Freyre. “É uma oportunidade das melhores poder conversar sobre literatura e viagens tendo como pano de fundo os textos deixados por Gilberto Freyre, um intelectual muito voltado para a experiência direta nos lugares pelos quais passou, o que serve de inspiração para quem escreve sobre viagens”, diz Marcelo Abreu.

O primeiro livro escrito por Abreu conta uma viagem realizada de caminhão de Londres, na Inglaterra, até Kathmandu, no Nepal. No final dos anos 90, ele refez partes da antiga Rota da Seda e da trilha hippie que atraiu os adeptos da contracultura nos anos 60 e 70. No texto, narra suas aventuras em países como Síria, Irã, Paquistão e Índia. Seu segundo livro – Em busca da Utopia Kitsch – reúne relatos de viagens feitas aos países que passaram pela experiência do comunismo, com destaque para China, Vietnã, Camboja e Laos, todos na Ásia. Mas também trata da antiga União Soviética, do leste Europeu e de Cuba. Já Viva o Grande Líder é uma reportagem realizada a partir de uma viagem feita à Coreia do Norte, considerado um dos países mais fechados do mundo, que ainda mantém o regime comunista.

O painel Olhares cruzados e compartilhados: do tradutor e do viajante, com Marcelo Abreu, Shigeru Suzuki e Dilip Loundo, será mediado pelo jornalista Maurício Melo Jr, e ocorre às 16h do dia 12 de novembro, na tenda principal da Fliporto, onde acontece o congresso literário.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário