Madrigal Lindbergh Pires representa Unicap no 14º Festival Nacional de Corais

DSC_0324Foi com a apresentação do Hino Nacional, entoado pelos alunos e alunas que compõem o Coral da Faculdade Asces, da cidade de Caruaru, que teve início o 14º Festival Nacional de Corais (Fenace). O evento começou na última quinta-feira (9) e seguiu até o sábado (11), reunindo ao longo de três dias, 21 corais de todo o Brasil, dentre eles o Madrigal Lindbergh Pires, da Universidade Católica de Pernambuco. O evento também contou com a presença dos solistas italianos Amerigo Caponi e Giuseppina Tuccitto. Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem póstuma ao escritor e dramaturgo, Ariano Suassuna, que faleceu em julho deste ano.

DSC_0355O evento, que anualmente elege um homenageado, decidiu por honrar o mais ilustre membro do Movimento Armorial, Ariano Suassuna. O Maestro Forró, acompanhado de Cícero Batom (no pandeiro) e Bráulio Ferreira (no cavaquinho), interpretou a música favorita do homenageado desta edição, a canção Madeira que Cupim não Rói, do compositor e poeta Capiba (amigo de Ariano). Segundo o Maestro, “essa música representava para Ariano uma bandeira de luta”. Esta foi a primeira vez que Forró se apresentou no Fenace, que afirmou “que esse evento em particular é um dos eventos mais importantes daqui do Recife, por que a voz é o principal instrumento.”

DSC_0391O Fenace foi criado em 2001, pela cantora Suely Farias. Segundo ela, a iniciativa surgiu em parceria com a Federação Pernambucana de Corais. Sua ideia era realizar um Festival Nacional de Corais em que pudesse reunir coros de todo o país e, juntamente com alguns colegas, criar um festival que proporcionasse visibilidade e incentivo a esses grupos espalhados pelo Brasil. Suely, que atua no Coral Chesf já há 30 anos, demonstra ter uma verdadeira paixão pela música. “Eu sempre gostei de cantar. Canto por que gosto”, afirma a corista responsável pelo único festival de canto coral a nível nacional.

DSC_0362O Madrigal Lindbergh Pires foi o representante da Unicap no evento. Segundo o atual maestro, que vem trabalhando com a equipe há 9 meses, a participação no evento “foi muito gratificante e uma experiência diferenciada, pois este é um evento a nível nacional.”