Luciano Meira foi destaque no último dia do Unigames

O professor e psicólogo Luciano Meira realizou na noite de sexta-feira (23), no auditório G1 da Católica, uma palestra sobre jogos conversacionais. O evento teve como objetivo explicar o novo modelo de games, onde os jogadores são levados a interagir mais entre si no mundo real. O debate também contou com a presença de Nicholas Fazio, que mostrou a plataforma do Blackberry repensada para ajudar desenvolvedores independentes a fazerem negócios com apenas um click.

Luciano Meira iniciou sua apresentação explicando a diferença entre jogos educativos e os jogos educacionais. De acordo com ele, os jogos educativos vão além da parte lúdica, pois facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação de seus jogadores. Incitam à resolução dos problemas propostos permitindo ao utilizador raciocinar e estimular as suas capacidades cognitivas, assim como desenvolver a sua coordenação motora. Já os jogos educacionais  são elaborados especificamente para ensinar as pessoas sobre determinado assunto, expandir conceitos, reforçar desenvolvimento e entendimento sobre um evento histórico e cultural, ou ainda auxiliar na aprendizagem de alguma habilidade enquanto se joga. Os jogos educacionais podem apresentar várias configurações, como jogos de tabuleiro.

Segundo Luciano Meira, os jogos conversacionais são assim chamados por que o nome é mais atrativo. “Muitos alunos não iriam nem querer abrir o jogo ou se, pelo menos, se chegassem a abrir, já iriam ter uma aversão pelo nome ser relacionado com educação”, diz. Em seguida, falou sobre o intuito de desenvolver um modelo de jogos que estimule uma maior interação entre seus jogadores. “Acredito que o jogo é um objeto de aprendizagem. Meu interesse é fazer com que o jogador saiba diferenciar o mundo real do virtual, tendo como plano principal, o estímulo do aluno em aprender”, destacou.

Depois, foi a vez de Nicholas Fazio mostrar alguns programas desenvolvidos para Blackberry que facilitam no aprendizado e na vida das pessoas, como a tabela periódica em 360° graus, o GPS no qual você o direciona para qualquer lado e ele mostra tudo o que tem na direção ou a plataforma que facilita o acesso compartilhado a qualquer material educativo, no qual os estudantes possam ser mais produtivos e aproveitem melhor o seu tempo.