Livro reportagem de ex-aluno do curso de Jornalismo será apresentado na Expocom em Maceió

Por Thiago Vasconcelos

“A dor, a saudade e o clamor por justiça marcaram todo o velório e sepultamento do estudante de biomedicina Alcides do Nascimento Lins, 22 anos, no cemitério de Santo Amaro. O jovem foi morto no final da noite da última sexta-feira, dentro de sua casa, na Vila de Santa Luzia, bairro da Torre. Familiares, vizinhos e amigos foram dar o último adeus a quem todos disseram ter sido um motivo de orgulho pessoal e profissional. O assassinato do rapaz ainda é envolvido de mistério…”. Foi assim que o então estudante de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Raphael Guerra iniciou a matéria que seria, quatro meses depois, o objeto de estudo do seu projeto de conclusão de curso. A reportagem intitulada Sepultamento causa comoção publicada no jornal “Diario de Pernambuco”, no dia 7 de fevereiro deste ano, fez brotar o desejo, em Raphael, de produzir um livro reportagem sobre a história de vida e morte do jovem Alcides do Nascimento Lins. Nesta quinta-feira (16), dois dias depois de o assassino do universitário ter sido condenado a 25 anos de prisão, o atual repórter de Vida Urbana do Diario de Pernambuco vai apresentar o seu trabalho na Expocom, realizada em Maceió.

Segundo o estudante da Católica, o fato de ter feito a cobertura do enterro de Alcides lhe trouxe o assunto a ser explorado no trabalho de conclusão de curso. “Quando fiz a cobertura do enterro de Alcides, vi ali, com a história de vida e morte dele, a possibilidade de realizar meu TCC em livro reportagem, algo que sempre quis fazer”, revelou. O estudante contou com a orientação da professora Adriana Dória Matos, que, de acordo com Raphael, foi fundamental na construção do texto. “No início ela hesitou pelo fato de ser livro reportagem. Disse que poderia não dar tempo de entregar, mas consegui realizar a construção do texto e entreguei com uma semana de antecedência. Adriana contribuiu muito nos caminhos que me sugeriu na produção do texto”, disse.

O livro reportagem de Raphael Guerra, Alcides – A trágica história do “menino fantástico” traz toda a trajetória de vida e morte deste menino fantástico – como era conhecido na UFPE, por ter sido personagem de matéria do programa “Fantástico”, da Rede Globo. Em 80 páginas, Guerra, procura apresentar a história de dificuldades, na infância, e de superação com a aprovação do vestibular; A vida sofrida da mãe, ex-catadora de lixo; a morte cruel no dia seguinte à aprovação da irmã no vestibular; a prisão do suspeito João Guilherme. O estudante, também faz uma análise da cobertura da imprensa na época em que Alcides foi aprovado no vestibular, em 2007 (Alcides foi o primeiro lugar da rede pública, passou para biomedicina na UFPE) e a cobertura realizada com a morte dele.

O formato do trabalho do estudante foi pensado com o intuito de atingir voos mais altos na profissão. “Optei por impresso por pensar que tem mais a ver comigo. Produzo melhor. E a ideia do livro reportagem veio porque tenho interesse de publicá-lo assim que a sentença final for dada para o acusado da morte de Alcides”, disse. O modelo – livro reportagem – é o primeiro a ser produzido no curso de Jornalismo da Unicap.