Liga Acadêmica de Neurocirurgia da Católica promove simpósio

Os alunos do curso de Medicina da Católica deram início, na noite desta quarta-feira (10), no auditório do bloco J, às atividades da Liga Acadêmica de Neurocirurgia (Lanc). O evento inaugural promove um simpósio com palestras sobre a área. A abertura teve psarticipação dos médicos  Bruno Leming, que falou sobre trauma crânio-encefálico e trauma raquimedular; e Joab Nicácio, que abordou o tema tumores do sistema nervoso central. A manhã (11), haverá mais três palestras no mesmo local, às 19h.

O acesso foi mediante inscrições gratuitas e doação de alimentos não-perecíveis que serão doados à comunidades atendidas pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV), onde os estudantes fazem a prática médica. As 100 vagas foram esgotadas em poucas horas. A maior parte por estudantes de outras instituições de ensino.

A liga tem como preceptor/coordenador docente responsável, Dr. David Plácido Júnior. “Temos que incutir o desejo pela pesquisa e desenvolvimento científico, seja através de trabalhos ou de eventos. Não se trata de formação precoce e sim de um fomento ao amadurecimento profissional”, disse ele ao ressaltar o ‘caráter extensionista’ do projeto. A meta é realizar ações a cada dois meses, pelo menos.

Rodolfo e o Prof. David

A coordenação da Liga é do aluno Rodolfo Campos, do 5º período. Ele explicou que as ações do grupo são elaboradas e decididas a partir de um colegiado, que é o que forma a Lanc. Ele também destaca o viés da extensão, algo que faz parte da diretriz da Unicap ao lado do ensino e pesquisa. “Nossa intenção é promover eventos que tragam informações sobre prevenção e esclarecimento. A ideia é intervir na comunidade atendida pelo HGV. Um dos nossos focos é também valorizar a figura do cuidador no processo de recuperação e acompanhamento do paciente”.

O simpósio promovido pela Lanc já conta com o patrocínio da Interne Home Care, Boris Berenstein, Kit Media, Long Life suplementos alimentares, Flamar Gráfica. Outras informações podem ser obtidas pelo inscricoeslanc@gmail.com. Veja abaixo a equipe completa da Lanc:

Vice-presidente/vice-coordenador discente: Allende Davino

Tesoureira: Sarah Dantas