Laboratórios de Informática da Católica recebem novos computadores

O curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco está recebendo 68 novos computadores, através do  apoio da Fundação Antônio dos Santos Abranches, a Fasa. O Centro de Tecnologia da Informação da Católica (antigo NIC) também foi contemplado com cerca de 150 máquinas.

Os computadores do  CTI  serão distribuídos nos seis laboratórios do centro, onde já estão sendo instalados. Além de servir ao uso dos alunos para pesquisas acadêmicas, os equipamentos também atenderão às necessidades dos diversos cursos da universidade, que envolvem os computadores em suas aulas. As máquinas possuem leitor e gravador de DVD e estão equipadas com o Windows 7, mais novo sistema operacional da Microsoft.

No laboratório Inácio de Loyola, frequentado por alunos de Ciência da Computação,  os computadores contam com ambientes de desenvolvimento das emrpesas Borland e Microsoft, que auxiliam no uso das linguagens de programação. Os equipamentos possuem o processador mais avançado do mercado. Segundo a coordenadora do curso, professora Ana Eliza, esses processadores são importantes para garantir o bom desempenho dos computadores, visto que os estudantes costumam usar programas “pesados”, que exigem muito da máquina. O laboratório servirá não apenas às aulas práticas, mas também à elaboração dos projetos dos alunos.

Fasa

Os alunos que chegam à Católica pela Rua do Príncipe certamente já viram o prédio azul da Fasa, mas boa parte deles ainda  desconhece o objetivo dessa entidade. A Fasa é uma fundação sem fins lucrativos que oferece apoio institucional a projetos da Universidade desde o ano de 1979.

A Fasa edita livros escritos por professores da Unicap e oferece serviços de gráfica. Segundo Isabel Araújo, gerente da fundação, o órgão também dá apoio administrativo às clínicas da Universidade e ao espaço Criança Esperança, em Jaboatão, do qual a Católica é parceira. Para o mês de setembro está prevista a inauguração de uma loja de artigos com a marca da Universidade, no Bloco A .

O telefone da Fasa é 2119-4160