Jovens do Projeto Criança Esperança participam de uma aula especial na Unicap

PIBID2013 027Nesta terça feira (14) na sala 408, do quarto andar do Bloco A, da Universidade Católica de Pernambuco, 25 jovens que participam do Projeto Criança Esperança de Jaboatão dos Guararapes, tiveram um dia diferente do que eles estão acostumados, acompanhados pela Professora de Português; Vera Lucy. Estes estudantes foram convidados pelo Organizador do passeio e Coordenador de Extensão da Unicap; Alcivam Paulo de Oliveira para participarem de uma aula especial de Biologia com a Prof. do curso de Biologia da universidade; Goretti Sônia.

PIBID2013 030 A aula foi sobre ‘Taxonomia’, que é uma disciplina acadêmica que define os grupos de organismos biológicos, com base em características comuns. A Prof.Goretti também utilizou uma dinâmica bem diferente, que prendeu mais ainda a atenção dos estudantes, através de uma brincadeira popular chamada “Forca”, ela explicou como é a separação taxonômica: Reino, Filo, Classe, Infraclasse, Ordem e Espécie. “Eu fiquei muito satisfeita com essa dinâmica e com a aula em si, eles realmente entenderam, sentiram vontade de aprender mais, foi gratificante. É preciso fazer com que os nossos jovens gostem mais do meio-ambiente,da nossa natureza”, afirmou a Prof.Goretti.

Após a aula e a ida no laboratório de Taxonomia da Prof.Goretti, os jovens pararam para lanchar, e entre algumas brincadeiras e risos, ficou nítido o fascínio dos estudantes pelo reino animal, pelo curso de Biologia. Como foi o caso da Emanuelle de Lima, que está cursando o 9º ano, e possui apenas 13 anos, mas já ficou encantada com o universo biológico: “Eu adorei tudo, os animais de um modo em geral, a maneira que a professora Goretti utilizou para nos passar mais informações sobre as classificações dos bichos”. E ainda ressaltou: “Eu acho que a Universidade deveria nos proporcionar mais visitas como estas, foi maravilhoso, poderiam nos trazer para termos um dia de aula de outros cursos também”.

O estudante do 9° ano Átila da Costa, gostou muito da iniciativa da Unicap: “Eu achei muito boa essa ideia da Católica de nos trazer para dentro da Universidade, porquê assim podemos ter uma aula prática de verdade de um curso. Muito bom!”. Diferente da amiga Emanuelle, Átila já se identificou bastante com o curso de Biologia: “Eu gostei muito da aula, do laboratório, vou avaliar bem a possibilidade de me formar nisso, já estou sentindo vontade de fazer o curso de biologia”.

Átila  da Costa e Emanuelle de Lima, estudantes.
Átila da Costa e Emanuelle de Lima, estudantes.