Jornalismo e Ética são tema de debate com a jornalista Andréa Trigueiro

Por Carolina Oliveira

A turma do 3º período do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco recebeu uma convidada especial na última quarta-feira (28). Há um ano como presidente da Comissão de Ética do Sindicato de Jornalistas de Pernambuco, Andréa Trigueiro deu uma verdadeira aula sobre Ética e Legislação em Jornalismo. A convite do professor e coordenador do curso, Juliano Domingues, Andréa reuniu os cerca de 40 alunos na sala 304 do bloco A para uma aula-debate.

Na TV, ela já foi repórter da Rede Globo e trabalhou também na TV Manchete e TV Jornal. No rádio, passou por meios como Rádio Jornal e CBN. Formada em Jornalismo pela Unicap, hoje, Andréa Trigueiro acumula uma série de funções. Além do exercício da profissão em veículo de comunicação — como produtora do programa Via Legal — a jornalista também segue com trabalhos no âmbito da comunicação comunitária e de ONGs. Na área acadêmica, leciona as disciplinas de Radiojornalismo 1 e Telejornalismo 1 na Faculdade Maurício de Nassau, onde coordena o curso de Jornalismo.

Mas foi na função de presidente da Comissão de Ética do Sindicato de Jornalistas de Pernambuco que Andréa conduziu o debate sobre o comportamento ético dos jornalistas no exercício da profissão. De posse do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a jornalista levou à discussão princípios trazidos nos capítulos 2 e 3. E chamou atenção para cuidados que devem ser tomados: “Em determinados meios, como a televisão, a venda e a audiência permeiam o trabalho dos profissionais envolvidos, e a busca por esses valores pode levar ao comprometimento do Código de Ética”, alertou.

O momento foi marcado também pela troca de experiências como repórter. Em meio às lembranças, a jornalista ponderou: “Existe um mito sobre o repórter de televisão. As pessoas veem na imagem daquele profissional algo artístico. Acredito que, enquanto repórter, deve-se tomar cuidado para não haver deslumbre”. A preocupação em transformar sua vivência em lição para os futuros jornalistas predominou o discurso de Andréa: “Em meio à discussão ética, sabemos, entretanto, que ninguém é perfeito. Todos nós cometemos deslizes ao longo de nossa carreira, mas temos que nos orientar a respeito de como nosso trabalho deve repercutir ética e moralmente”, finalizou.