Jornada de Portas Abertas emociona pais, alunos e professores

DSC_1616

A Jornada de Portas Abertas emocionou pais, acompanhantes, professores e alunos que participaram da programação especial de acolhida para quem esperava os candidatos que faziam as provas do segundo dia do Vestibular 2015 da Universidade Católica de Pernambuco.

Logo após o fechamento dos portões, os acompanhantes foram levados à Biblioteca Central, onde foram saudados pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, pró-reitores e coordenadores de curso. Depois das apresentações, os pais foram convidados a falar. Os depoimentos comoveram os voluntários que trabalham na iniciativa da Unicap.

DSC_1633A ex-aluna do curso de Ciências Biológicas da Católica, Angela Maria Alencar, veio do Piauí com a filha, que tenta uma vaga em Medicina. “É uma satisfação estar de volta a esta Casa, que sempre foi tão acolhedora. Percebo isso desde a minha época, vim pra cá em 1991. Estive em outros estados e não fomos tão bem recebidos quanto aqui”.

Depois que Angela falou, outros pais fizeram questão de ressaltar a satisfação com a acolhida da Unicap. “Sou um admirador dos jesuítas por tudo o que eles fazem pela educação”, disse José Florêncio Vasconcelos, que veio de Caruaru com a filha, que também disputa uma vaga em Medicina.

“Este é um mês muito tenso para eles (filhos) e para nós. A gente precisava disso. Quem acolhe a família assim, acolhe bem os nosso filhos”, disse Ana Cabral, mãe de um fera do curso de Medicina vindo de Limoeiro.

Vhonson e AndréaA comerciante Andréa Reis do Oriente e o farmacêutico Vohnson Francisco Machado estavam conversando sobre o atendimento humanizado da Unicap, ambos com filhos candidatos a uma vaga em Medicina. “Amei! Não esperava e gostei demais do apoio de vocês”, disse Andréa. “Parabéns pela iniciativa. Vocês são muito acolhedores”, completou Vohnson.

Diana e Terezinha

O Vestibular 2015 da Unicap atraiu candidatos de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Diana Rachel veio com a filha do Iguatu (CE) e Terezinha Ribeiro, de Juazeiro (BA), com dois filhos. Os três concorrendo para Medicina. “Queria muito que minha filha passasse aqui. Apesar da distância, valeria a pena”, afirmou Diana. “Fiz tudo o que tinha direito: aferi pressão, calculei o IMC (Índice de Massa Corporal)…”, vibrava ao mencionar algumas das atividades oferecidas pelo Jornada de Portas Abertas.

Atividades – A Jornada de Portas Abertas é uma programação especial criada pela Unicap para os pais e acompanhantes dos candidatos que prestam Vestibular na Católica. As atividades são desenvolvidas e executadas por professores e alunos dos cursos da Universidade. Tudo acontece na Biblioteca, que disponibiliza computadores com acesso à Internet, jornais e revistas num ambiente climatizado.

O curso de Psicologia promoveu dinâmicas de grupo. Já Medicina ofereceu palestra sobre como enfrentar o stress da vida urbana. Cidades Criativas, Uso e Reuso da Água, Sustentabilidade Financeira e Finanças Pessoais foram os temas abordados por Publicidade, Engenharia Ambiental e Administração, respectivamente. O curso de Fonoaudiologia criou uma oficina de reabilitação labiríntica e outra sobre os cuidados com a voz, esta em parceria com Medicina.

Pilates, relaxamento, osteopatia foram organizadas por Fisioterapia.  O curso de Fotografia montou o Stúdio Família para registrar os momentos e funcionários estiveram à disposição para tirar dúvidas sobre bolsas e financiamentos e informações sobre documentação de matrícula.