Jornada de Iniciação Científica: a porta de entrada para a vida acadêmica

As salas de aula lotadas são um sinal claro do crescente interesse por pesquisa entre os alunos dos cursos de graduação da Universidade Católica de Pernambuco. O primeiro dia de apresentações das pesquisas da Jornada de Iniciação Científica foi bastante movimentado. Até sexta-feira (20), mais de 300 trabalhos serão expostos às bancas examinadoras.

Rebeca

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) tem sido a porta de entrada para quem deseja seguir carreira acadêmica. Gente como a aluna Rebeca Karoline de Melo Brito, do curso de Psicologia, que participa da Jornada pela primeira vez.

Ela desenvolveu um trabalho que analisou a relação entre a fala da mãe e do filho na aquisição da linguagem da criança. De acordo com ela, a postura da mãe tem uma importância significativa nesse processo. “Achei muito interessante  para o desenvolvimento acadêmico. Desde que entrei na graduação eu queria fazer pesquisa, sempre tive interesse nessa área. Foi a realização de um sonho”.

Aila

Quem também teve essa sensação de descoberta foram os alunos Carolina Akemi e Luiz Henrique Gonçalves Silva, ambos do curso de Jogos Digitais. Carolina fez uma pesquisa sobre o perfil das empresas que atuam no Porto Digital. “É uma experiência que vale mesmo que você não siga por este caminho. Acrescenta muito”, disse ela.

Esse caminho da vida acadêmica é o que Luiz pretende percorrer. “Foi a melhor experiência que tive na Universidade porque fez brotar em mim a vontade de ser professor”. Ele desenvolveu um game para que os alunos da Licenciatura em História da Católica que atuam rede estadual de ensino possam ensinar o período babilônico. O jogo em 3D proporciona interação com personagens históricos a exemplo do rei Nabucodonosor.

Quem navega pela pesquisa se mostra sempre fascinado pelos estudos mesmo já tendo vivido essa experiência. É o caso da ‘veterana’ Aila Lima, do curso de Engenharia Civil. Formada em Biomedicina, ela já havia participado do Pibic pela UFPE. “Os professores estão incentivando muito os alunos e a gente está vendo isso acontecer cada vez mais na Católica”.