IV Festival do Filme Etnográfico do Recife começa no dia 15

Por Rebeca Kramer

A etnografia tem encontrado nos recursos audiovisuais uma maneira diferente de registrar a cultura dos povos que se tornaram objetos de estudos antropológicos. Nesse contexto, o IV Festival do Filme Etnográfico do Recife (FFER), que ocorre de 15 a 18 de outubro, no Cinema da Fundação, irá premiar o melhor filme etnográfico e o melhor documentário que abordem questões socioculturais contemporâneas, grupos sociais e processos históricos de interesse antropológico, além de uma premiação especial dada pelo júri popular. A programação ainda consta de uma Mostra paralela de filmes, bem como da realização de cursos, oficinas e um Fórum de debates. Para participar do Fórum, é preciso se inscrever no email forum@filmedorecife.com.br com o nome completo. Para participar das oficinas, a inscrição é pelo email oficinas@filmedorecife.com.br.

Este ano, foram inscritas 97 produções nacionais e internacionais, produzidas a partir de 2009, número que aponta a relevância do gênero de documentário e sua expansão no cenário cinematográfico. Na ocasião do evento, também haverá o lançamento do DVD do Filme Paralelo 10, de Silvio Da-Rin, que conta a viagem feita por José Carlos Meirelles e Terri Aquino a uma região pouco conhecida do Brasil, Paralelo 10, no Sul do Acre, quase fronteira com o Peru. A cineasta homenageada será a produtora e diretora Kátia Mesel. Na comissão de avaliação dos filmes, estão quatro jurados: Marc Henri Piault, Gabriel O. Alvarez, Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque e Natasha Prévost.

O Festival, que recebe o apoio institucional da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), tem na promoção do evento o intuito de ampliar os debates acadêmicos em torno da produção do documentário etnográfico no cenário nacional.

Nas quatro edições do Festival do Filme Etnográfico do Recife, mais de 400 filmes do Brasil e exterior foram inscritos, que entraram em exibição por via de 26 mostras. Este Festival é uma promoção dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco, sob a coordenação de Renato Athias e Paulo Cunha e co-promoção do Centro de antropologia Visual do Goldsmiths Universidade de Londres, Festival do Filme Etnográfico do Quebec e Contro-Sguardi Fórum do Filme Antropológico da Universidade de Perugia.

Outras informações podem ser encontradas em http://www.filmedorecife.com.br/etnodoc/

Confira os cursos e oficinas ainda com vagas disponíveis:

Curso de Introdução à Antropologia Visual

Coordenação: Emiliano Dantas