Ipea lança livros na Católica no dia 8 de junho

A Universidade Católica de Pernambuco irá sediar a solenidade de lançamento dos livros Debate Simonsen-Gudin e Ensaio Simonsen-Gudin do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O evento é uma realização da Prefeitura do Recife, em parceria com o instituto, e acontecerá no dia 8 de junho, às 18h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas da (CTCH), no 1º andar do bloco B.

Na ocasião, também será lançada a revista Desenvolvimento, que agrega artigos, entrevistas e atualidades sobre o tema título.

O livro Debate Simonsen-Gudin traz um debate na íntegra de personalidades importantes sobre duas vertentes de pensamento: o desenvolvimentismo e liberalismo. A discussão é considerada uma das mais importantes e polêmicas do século 20, cujo surgimento se deu no âmbito do primeiro governo de Getúlio Vargas (1944-1945). A primeira foi apropriada pelo engenheiro, historiador e ex-senador Roberto Simonsen, enquanto a segunda foi disseminada pelo economista e ex-ministro da Fazenda, Eugênio Gudin. Essa é a terceira edição realizada pelo Ipea.

Já o Ensaio Simonsen-Gudin é um estudo feito por Gilberto Maringoni, Aloísio Teixeira e Denise Lobato, que reúne ensaios que buscam analisar os pontos centrais e contextualizar os aspectos da esfera intelectual da época.

Palestras

A programação do encontro está constituída por palestras e debates e conta com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, o vereador da Câmara do Recife Luciano Siqueira e a integrante do Conselho de Orientação do Ipea Tânia Bacelar. Além dos citados, os autores Gilberto Maringoni e Denise Lobato também vão estar presentes.

Inscrições

Os interessados em comparecer ao evento podem se inscrever através do telefone 3355.8010 ou encaminhar um e-mail para o endereço sctde@yahoo.com.br, com os seguintes dados: nome completo, telefones fixos e celular, e-mail, profissão e instituição a qual está vinculado. Aos participantes, os livros serão distribuídos gratuitamente. As vagas são limitadas.