Boletim Unicap

Intercom reedita obra em homenagem ao centenário de Nelson Werneck Sodré

Com informações do site da Intercom

O centenário de Nelson Werneck Sodré, um dos mais conceituados historiadores brasileiros, será lembrado também no XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, que será realizado de 2 a 6 de setembro na Universidade Católica de Pernambuco. No evento, a Intercom lançará a 5ª edição do livro clássico de Sodré, História da Imprensa no Brasil, co-editada com a Editora da PUC/RS.

Toda a obra de Sodré é marcada por sua paixão pela imprensa, além da utilização da teoria marxista. O desejo pelo conhecimento da realidade social com base nas informações e testemunhos da imprensa aguça seu empenho sistemático em pesquisar fontes e, a partir delas, realizar a coleta de dados para suas buscas.

O material coletado em diferentes épocas da vida era organizado, analisado e explicado à luz da perspectiva marxista. Ao longo de História da Imprensa no Brasil, Sodré estuda com grande interesse o processo pelo qual a imprensa se implanta e se diversifica no país, e como os jornais foram se multiplicando na medida em que foi crescendo o acesso da população à leitura até chegar aos meios de comunicação que temos hoje.

Nelson Werneck Sodré foi um precursor da reflexão sobre a comunicação no Brasil, sendo pioneiro no enfoque e compreensão da estreita relação entre a formação da nação brasileira e a história da imprensa. Ele trouxe à tona o papel da imprensa na formação histórica do país, mostrando como ela retrata e participa das transformações.

A nova edição da obra de Sodré preparada para a celebração do seu centenário, por iniciativa da Intercom, permitirá aos pesquisadores e ao grande público ter um novo acesso a ela, revendo-a na perspectiva do novo tipo de imprensa e dos avanços e transformações tecnológicas na área da comunicação.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário