Alunos do 9º período de Fisioterapia realizam exposição dos projetos de TCC

Por Antonio Diniz e Tayná Chagas

Os alunos do 9º período do curso de Fisioterapia estiveram, na última terça-feira (11), no espaço receptivo do bloco G para exibição dos projetos da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso 1, que representa a primeira fase para o projeto final, apresentado na conclusão do curso.

Banners expostos no Espaço Receptivo.

A orientadora dos trabalhos, a professora Érica Uchoa, coordena todas as atividades e organiza essa exposição dos projetos há 8 anos, para celebrar um processo de seis meses de produção dos alunos. “Desde a primeira semana de aula, a gente vem trabalhando em cima de como serão executados os projetos de pesquisa. Trabalhamos todo o processo de pesquisa, introdução, objetivo, materiais e métodos e, no final, concluímos com o banner. Então, eles montam o projeto durante a disciplina e hoje apresentam o banner que foi construído”, explica Erica.

A apresentação é importante, de acordo com Érica, para que os alunos desenvolvam a capacidade de apresentar trabalhos em eventos científicos. “O intuito da gente é fazer com que eles percam um pouco a timidez e a dificuldade de se apresentar em público, para contarem com essa ferramenta após a conclusão da graduação”, afirma a orientadora. Além disso, ela comemora a qualidade dos trabalhos. “As apresentações estão sendo ótimas. A gente fica muito feliz e emocionada mesmo”, acrescenta.

Uma das alunas que participou da exposição, Bárbara Rodrigues apresentou seu projeto intitulado “Os efeitos da disfunção temporomandibular na qualidade de vida dos universitários de uma instituição particular do Recife”. Assim como a maioria dos alunos, o sentimento dela era de dever cumprido. “Me sinto aliviada, porque a gente passa seis meses fazendo o trabalho e coletando material. Chegar agora, no 9º período, e apresentar o TCC já é um sinal de que uma batalha foi concluída”, ressalta Bárbara.