Boletim Unicap

Intercom recebe Fórum de Relações Públicas

 

Fotos: Breno Rocha

 

por Érica de Paula

Durante à tarde desta sexta-feira (2), dando continuidade aos eventos do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, ocorreu o Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Relações Públicas. O encontro, que recebeu profissionais de diversas partes do país, teve mediação do professor de Relações Públicas, André Quiroga, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/CENORS), e com a participação da coordenadora do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Cláudia Peixoto Moura.

A questão sobre as mudanças nas Pós-graduações de Relações Públicas, sugeridas pelo CNPq, foi o tema de maior destaque na reunião. A proposta sugerida pelo CNPq é a mudança na área de conhecimento. Atualmente, o curso está incluso como Relações Públicas e Publicidade. A proposta é que ela passe a pertencer à área de Comunicação Organizacional. A maioria dos professores e coordenadores são contra essa idéia, pois, mesmo que a mudança seja na área de pesquisa, futuramente isso pode influenciar o ensino da graduação.

“Não é apenas uma mudança na nomenclatura, é muito mais do que isso. Relações Públicas é um universo muito mais abrangente, Comunicação Organizacional é apenas uma das áreas que nós estudamos”, afirma Quiroga.

As novas diretrizes do curso de Relações Públicas também foram abordadas no Fórum. Questões de carga horária, estágio obrigatório e trabalhos de conclusão de curso foram discutidas pelos professores. “Nós achamos que devem ser mantidos os quatro anos do curso e que o estágio não deva ser obrigatório, mas continuar como opcional”, afirma Quiroga.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário