Intercom 2011 começa nesta sexta-feira

Com informações do site do Intercom

Já está tudo pronto para o XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, que a Universidade Católica de Pernambuco vai sediar de 2 a 6 de setembro. Trata-se do maior evento da área de comunicação da América Latina, que este ano terá como tema central a questão “Quem tem medo da pesquisa empírica?”. Um dos berços dos cursos de jornalismo no Brasil, a Unicap receberá mais de três mil participantes, entre estudantes, pesquisadores e estudiosos da área da comunicação.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o evento tem como patrocinadores a Petrobras e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), além do apoio da Fapesp, do CNPq, da Capes e do Ipea.

O tema escolhido para essa edição do Congresso Nacional alerta para a menor atenção dada pela academia à pesquisa empírica no Brasil. O presidente da Intercom, Antonio Hohlfeldt, observa porém uma tendência muito forte de preocupação com este tipo de pesquisa. “É preciso observar a realidade, aproximar a universidade da realidade. Não podemos apenas pensar teoricamente, na academia. As mesas no Congresso serão interessantes nesse sentido”, explica.

A solenidade oficial de abertura do Congresso acontecerá no dia 3 de setembro, às 19h, na Unicap. Já a conferência de abertura do Intercom 2011 será realizada na manhã do dia 4 de setembro, também no campus da Unicap, e será proferida pelo jornalista e professor Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas – Austin. Na ocasião, ele abordará o novo ecossistema midiático que está emergindo em consequência da Revolução Digital e a importância da pesquisa acadêmica neste período de transição entre a Era Industrial e a Era Digital.

Uma das primeiras atividades do evento será a realização do Colóquio Acadêmico. No evento, que acontecerá no dia 3 de setembro, os finalistas dos prêmios estudantis da Intercom edição 2010-2011 apresentarão seus trabalhos para um júri formado por professores de diferentes instituições da área.

A apresentação faz parte da seleção para os prêmios Vera Giangrande, para os trabalhos de graduação; Francisco Morel, para os trabalhos de mestrado; e Freitas Nobre para os de doutorado. A divulgação dos resultados dos Prêmios Estudantis será às 19 horas do mesmo dia, durante a abertura do Congresso.

Durante o evento, será lançada ainda a campanha institucional da Intercom, que tem o objetivo de criar uma ação efetiva de posicionamento da marca institucional junto ao público jovem. Peças como bonés e camisetas criadas especialmente pela Agência Experimental do Curso de Comunicação da Universidade Feevale (RS) poderão ser adquiridas no campus da Unicap.

A programação completa pode ser acessada no Portal Intercom.