Instituto Humanitas Unicap inicia mais uma atividade do projeto “Articulando conhecimentos, resgatando saberes”

Começou hoje (7) e segue até a próxima segunda-feira (13) mais uma atividade do  “Articulando conhecimentos, resgatando saberes”, projeto desenvolvido pelo Instituto Humanitas Unicap em parceria com o Liceu Nóbrega. Ao longo desses dias, está sendo ministrado um curso de introdução ao design gráfico.

Esse curso é oferecido por José Maria da Silva Filho, integrante do Instituto Humanitas Unicap. Ele ressaltou a importância dessa formação. “Queremos que os estudantes tenham ferramentas para interpretar a realidade, sejam capazes de perceber o que não está tão explícito nela, sejam agentes transformadores, e o design gráfico, ou artes gráficas, que é uma das formas de comunicar visualmente conceitos, ideias, tão em alta em nosso tempo, nos ajudam nesse ponto”. Disse ainda: “quem sabe os ajude a decidir qual carreira vão querer seguir no futuro?”

Na aula, José Maria utilizou slides falando sobre o que seria o design e, depois, mostrou algumas técnicas empregadas na construção de uma arte e comentou que, ao final da semana e do minicurso, ele pretende sugerir que os alunos elaborem um projeto final, que pode ser um folder ou um jornalzinho, ou algo que possa colaborar, tanto na sua aprendizagem como nas atividades do Liceu.

Além desse curso, estão agendadas para este semestre as seguintes atividades:

Cursos e oficinas:

1      Criação de blogs e postagem em redes sociais – Carlos Vieira (Instituto Humanitas Unicap)

2      Fotografia – Paulo Maia (ASSECOM)

Palestras:

1    Mediação de conflitos, voltada para os Professores (turno da manhã) – GAJOP

2    O que é a verdade? – Lailson (Liceu)

3    Minha família: as novas configurações – Verônica e Marilene (Liceu)

4    Liderança jovem e liderança comunitária – GAJOP

5    Reciclar e reaproveitar (Economia solidária) – Mães do Liceu