Instituto Cervantes promove exposição sobre o cinema espanhol
|Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Cervantes
Os grandes clássicos do cinema espanhol: Marcelino, pão e vinho; Bilbao; !Benvenido, Mr. Marshall!; La Soledad; e Volver serão apresentados em um universo de 80 fotografias, 20 cartazes, um vídeo e um ciclo de cinema na mostra Cine Espanhol – Uma Crônica Visual, em exibição de 7 a 31 de maio, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby.
A mostra, que é uma realização do Instituto Cervantes em parceria com a Fundaj, traz para a abertura, no dia 7, o espanhol especialista em cinema: José Luis Castro de Paz. Ele é doutor em história do cinema e catedrático em comunicação audiovisual e publicidade da Univesidad de Vigo. Dentre suas publicações, se destacam as participações na Antologia crítica del cine español (1896-1995), editada pela Cátedra em 1997, e no Dicionário do cinema espanhol, editado pela Alianza Editorial em 1998.
A curadoria de Jesus Gracia Dueñas já levou o projeto para a França, China, Itália e Brasil. Depois de Brasília, é a vez dos recifenses conferirem a mostra que nos leva a um passeio visual pelo cinema espanhol, unindo imagens da nossa memória a momentos secretos ou esquecidos dessa história.